Sociedade, Vila do Conde

Câmara de Vila do Conde proporciona viagens no Navio Creoula a alunos do concelho

Escola_do_Mar_1_736_2500

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com o Centro de Formação Desportiva Náutica Frei João e com a Marinha Portuguesa, vai proporcionar a alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho uma viagem de treino de mar, durante três dias, a bordo do Navio Creoula, no âmbito do projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo”.

A viagem possibilitará aos participantes uma plena integração na vida de bordo, onde irão experienciar para além das tarefas de um velejador profissional – içar velas, marear o pano, fazer navegação, leme, vigia -, o trabalho na casa das máquinas e na cozinha de bordo, não esquecendo a baldeação do navio e as limpezas diárias.

Recorde-se que o projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo” visa a candidatura das técnicas de construção naval de madeira de Vila do Conde a Património Imaterial da Humanidade. Fruto da expansão das rotas de pesca da Terra Nova, em finais do século XIX e até ao primeiro quartel do século XX, nos estaleiros de Vila do Conde foram construídos dezenas de Lugres, semelhantes ao Navio Creoula, pelas mãos hábeis dos nossos afamados carpinteiros da ribeira e calafates. Neste sentido, a Câmara Municipal pretende assumir e preservar a relação indissociável de Vila do Conde com o mar, apostando no despertar da consciência marítima dos jovens do nosso concelho.

O Navio de Treino de Mar Creoula é um lugre de quatro mastros operado pela Marinha Portuguesa. Foi construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF e lançado ao mar no dia 10 de maio, efetuando ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca.

Mais_informações

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *