Sociedade, Turismo, Vila do Conde

Vila do Conde festeja o S. João

S._jo_o_net_1_736_2500

As festas em honra de São João, Padroeiro de Vila do Conde, começam esta quinta-feira e vão decorrer até 24 de junho, destacando-se as marchas luminosas, a majestosa procissão, os concertos, as noites de fado, os desfiles, os mastros das freguesias, entre muitos outros momentos.

Na noite de amanhã, na abertura das festas, o público será brindado com a boa disposição das Tunas Afrodituna e Gatunos, no Cais da Alfândega, a partir das 21h30.

Quanto aos concertos, Diogo Piçarra atuará no Parque Urbano João Paulo II (dia 4), os Azeitonas na Avenida do Ave (dia 16), Agir na Praça D. João II (dia 20), Rui Veloso na Praça D. João II (dia 22) e Emanuel na grande Noite de S. João (dia 23), na Praça D. João II.

Como habitualmente, o Fado vai marcar presença com o grupo “Fado ao Centro” no Cais da Alfândega (dia 9) e com Carminho que se irá juntar às fadistas vilacondenses Marisa Pinheiro e Flávia Santos para uma noite memorável na Praça Vasco da Gama, no dia 18.

De regresso à Praça da República estarão os Mastros de S. João elaborados pelas freguesias do concelho, com a inauguração da exposição marcada para o dia 11, às 15h, e às águas do Rio Ave as embarcações dos Ranchos da Praça e do Monte para mais uma edição da Regata Sanjoanina, a 17 de junho, a partir das 16h30. Este ano, o Desfile e Concurso de Vestidos com Rendas de Bilros irá realizar-se no dia 3 de junho, às 21h30, e o de Mordomas e Etnográfico no dia 11, às 21h30, ambos na Praça Vasco da Gama.

Na grande noite de S. João, as Marchas Luminosas dos Ranchos das Rendilheiras da Praça e do Monte saem à rua às 22h e atuam na Praça São João e Monte do Mosteiro, respetivamente. À 1h30 terá lugar o Espetáculo de Fogo-de-Artifício no estuário do Rio Ave e a partir das 2h terão inicio as atuações de Emanuel e Duo Baila Comigo, na Praça D. João II e Monte do Mosteiro, respetivamente.

No dia de S. João, feriado municipal, destaca-se a Procissão que sairá da Igreja Matriz às 17h, após a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro. As festas terminarão com a tradicional “Ida à Praia” dos Ranchos da Praça e do Monte e uma Sessão de Fogo Preso na Praça D. João II, às 24h.

Paralelamente a tudo isto, haverá uma série de outras iniciativas, como o concerto do Conservatório de Música de Vila do Conde, as cascatas espalhadas pela cidade, a Feira de S. João com cravos e manjericos, a prova de atletismo S. João Night Run, a Regata de Vela de Cruzeiro, a Feira à Moda Antiga, a Expomarca, o Encontro de Concertinas e Cantares ao Desafio, exposições e outros acontecimentos tradicionais e religiosos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *