Celorico de Basto, Educação

Aluno de Celorico de Basto vence as Olimpíadas Portuguesas de Biologia

_DSC0034

António Francisco da Costa Teixeira, aluno da EB 2,3/S de Celorico de Basto, venceu, categoricamente, a Olimpíadas Portuguesas de Biologia. O aluno recebeu a distinção, no dia 27 de maio, no pavilhão do conhecimento, em Lisboa.

“Foi uma surpresa para todos, sabíamos que o Francisco estava entre os 10 melhores mas ter ficado em 1º lugar é para nós um orgulho ainda maior” disse o vereador da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, que esteve na entrega de prémios. “É muito importante ver estes resultados, fruto do empenho de toda a comunidade escolar, é um aluno brilhante que tem condições de ensino e de aprendizagem, agora vamos torcer para que tudo corre pelo melhor nas Olimpíadas Internacionais que terão lugar no Reino Unido”, destacou.

António Francisco disse que vencer este prémio foi uma “sensação indescritível, apesar de ter dado o máximo nas provas, o resultado foi um choque, concorri com tantos colegas meus dedicados e talentosos”. O aluno explicou-nos como se preparou para as provas, “nas provas teóricas, onde fui selecionado para a final, os conhecimentos testados eram, em grande parte, relativos ao programa do secundário das disciplinas de Biologia e Geologia (10 e 11 anos) e Biologia (12 ano) que tínhamos de possuir tanto para o exame nacional que realizei no ano passado, como para o dia-a-dia na sala de aula. Para a final foi fundamental o treino que realizei em tempos livres, no laboratório da escola, com a ajuda da professora Isabel, onde desenvolvi um maior à vontade no laboratório”.

Nestas olimpíadas, António Francisco concorreu com mais de 20 mil alunos, de cerca de 600 escolas, tendo arrecadado o 1º lugar nacional. Neste concurso os 4 primeiros classificados irão agora participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, no Reino Unido, onde estará o António Francisco a representar Portugal e Celorico de Basto. Os classificados do 5º até ao 8º lugar irão marcar presença nas Olimpíadas Ibero-Americanas.

António Francisco tem noção do desafio que terá pela frente,tenho noção que será um desafio dificílimo. Eu irei enfrentar aquilo que de melhor tem o mundo em termos de alunos de biologia. Todavia, tenho a certeza que os meus colegas e eu iremos representar Portugal com a maior dedicação e empenho” realçando que mais importante que o resultado “são os conhecimentos adquiridos e sobretudo, as amizades que fiz e farei e que ficarão para sempre”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *