Estarreja, Sociedade, Turismo

Festas da Cidade de Estarreja

Festas2016_MerAntigoDomingo_bma_3191sw

Junho está a chegar e com ele surgem as Festas de Santo António, da Cidade e do Município, organizadas pela Câmara Municipal de Estarreja. É tempo de concertos ao ar livre, bailes e manjericos, desfrutar das tradições no mercado antigo e nas marchas populares, ou saborear a sardinha assada, para além de outras tantas iguarias, nas irresistíveis tasquinhas… Ingredientes que dão um sabor diferente a estes dias em que Estarreja festeja o seu santo padroeiro. No cartaz, ressaltam os nomes dos artistas portugueses que se juntam à festa: Pedro Abrunhosa, Quinta do Bill, Átoa, Black Mamba, Diana Martinez e Rão Kyao.

 

Reviver as tradições na Praça Francisco Barbosa

É o encontro da comunidade que fala mais alto entre 2 a 13 de junho durante as celebrações em homenagem ao santo casamenteiro que Estarreja evoca desde o início do século passado.

Nos dias 3 e 4 de junho, recuamos a esse tempo em que o Mercado da Vila animava a Praça Francisco Barbosa. O Mercado Antigo recria as vivências e quotidiano de outros tempos, separados por mais de 100 anos de distância. Descoberta para os mais novos, recordação para as gerações mais antigas, o Mercado Antigo retrata os costumes e as tradições, perpetuando e transmitindo essa herança cultural.

Com a presença de dezenas de pontos de venda e centenas de figurantes, produtos, sabores e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade local, serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

A abertura do Mercado Antigo está marcada para as 17h00 do dia 3, sábado, com o desfile dos participantes no Mercado Antigo e dos candidatos ao prémio “Melhor Traje”. Jogos tradicionais e os Contos na Eira, com contos populares portugueses, lengalengas, provérbios, preces, adivinhas e canções tradicionais, são algumas das sugestões para a tarde. A partir das 22h é dado o ênfase à nossa portuguesa sonoridade com o concerto de Rão Kyao.

A feira reabre no domingo às 9h30 e, uma hora depois, terá início o tradicional Desfile Etnográfico, marcado pelas encenações, artes e ofícios de outros tempos. A tarde é dedicada às danças tradicionais, como as modas de roda, o vira e as rusgas. O Festival de Folclore começa às 16h.

 

Grandes concertos no Parque do Antuã

Após o primeiro fim de semana de festa na Praça Francisco Barbosa, as atenções viram-se para o Parque Municipal do Antuã, onde no grande palco com vista para o rio atuarão nomes incontornáveis da música portuguesa: Black Mamba + Diana Martinez & The Crib (dia 8), Quinta do Bill (dia 9), Pedro Abrunhosa e Comité Caviar (dia 10) e Átoa (dia 11). Sempre com entradas livres!

 

As irresistíveis Tasquinhas e as Marchas Populares são dos momentos mais apreciados

Também de gastronomia se fazem as festas. A Tenda das Tasquinhas instalada no Parque do Antuã recebe o certame dos sabores mais tradicionais… Não há quem não passe por lá durante estes cinco dias. As 12 Tasquinhas de gastronomia regional, dinamizadas pelas coletividades locais, abrem para o jantar de quinta-feira, dia 8, e irão servir os pratos típicos da região numa proposta irresistível que se estende até dia 12.

As Marchas Populares, com a presença de nove coletividades, que acabam por representar todas as freguesias do concelho, celebram o Santo António na véspera do feriado municipal, num dos pontos altos dos festejos estarrejenses e que atrai milhares de espectadores. O desfile percorre a Avenida 25 de Abril e o Parque do Antuã, na noite de 12 de junho, a partir das 21h30.

 

Programa transversal com conferência e desporto

A Conferência “O papel dos media na construção da cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária”, que comemora os 30 anos da Rádio Voz da Ria, a Feira de Artesanato Urbano, o 18º Convívio Motard (Motards Amigos de Avanca), o 28º Torneio de Natação Cidade de Estarreja (o mais antigo torneio de natação da região de Aveiro e um dos mais antigos do país), o 10º Passeio da Pasteleira (Assoc. Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas), a Sessão Solene do Dia do Município e as Cerimónias Religiosas são outras atividades que o programa sugere para estes dias.

Está lançado o convite para vir a Estarreja celebrar os nossos valores do convívio e da alegria.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *