Arouca, Sociedade, Turismo

Observação dos ecossistemasas nas comemorações do Dia Europeu dos Parques em Arouca

IMG_8556

A observação e análise dos ecossistemas das Montanhas Mágicas, mais concretamente junto ao rio Paiva, marcaram as comemorações do Dia Europeu dos Parques em Arouca. A atividade «Laboratório de Natureza: ecossistemas saudáveis vs alterações climáticas» levou alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca e alguns habitantes da União de Freguesias Canelas e Espiunca à descoberta dos ecossistemas existentes ao longo dos Passadiços do Paiva, junto à zona de recreio e lazer do Vau.

Ao longo da caminhada pelos Passadiços do Paiva, o biólogo Paulo Pereira e a técnica de biologia da AGA – Associação Geoparque Arouca, Susana Bastos, salientaram a importância das áreas protegidas e classificadas para o desenvolvimento sustentável, destacando a necessidade de preservar os ecossistemas saudáveis. No final da visita interpretada, os estudantes resumiram a atividade com a frase «Preservar hoje. Garantir o amanhã». Seguiu-se a degustação de produtos locais, vindos diretamente do agricultor, através do projeto Arouca Agrícola.

A comemoração do Dia Europeu dos Parques contou com a presença de Margarida Belém, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da Direção da AGA e ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), de Melchior Moreira, Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, e de Carol Ritchie, diretora da Federação EUROPARC.

Margarida Belém salientou a importância do envolvimento de todos na preservação da natureza. «Estamos no ano do Turismo Sustentável e o Arouca Geopark procura ser um destino turístico sustentável. Temos feito um trabalho persistente, procurando valorizar os nossos recursos endógenos, a nossa natureza, a nossa cultura. E isso não seria possível se não tivéssemos apostado na geoeducação, na geoconservação e no geoturismo. Trabalhar com as pessoas e para as pessoas é um dos nossos grandes trunfos, pois o envolvimento da comunidade e de todos os parceiros é fundamental», afirmou.

Já Melchior Moreira vincou que «a natureza é o futuro. Estamos num território maravilhoso que nos tem distinguido em termos de visibilidade e de notoriedade. O turismo de natureza é claramente um produto estratégico do Porto e Norte que nos faz crescer, que dá sustentabilidade social e económica ao mundo rural. Temos crescido nacional e internacionalmente em número de visitantes, de turistas, de proveitos, seja na hotelaria ou na restauração, e isso deve-se em muito ao contributo que o Arouca Geopark tem dado nesta estratégia e ao trabalho empenhado de Margarida Belém», enalteceu.

Por sua vez, Carol Ritchie elogiou a beleza do território Montanhas Mágicas e do Arouca Geopark, convidando todos a marcarem presença na Conferência EUROPARC 2017 para debater «novas vozes, novas visões, novos valores para as pessoas e natureza na Europa». A diretora da Federação EUROPARC encontra-se nas Montanhas Mágicas – onde impera o Turismo de Natureza – a preparar esta conferência que decorrerá de 6 a 10 de setembro, neste território.

O Dia Europeu dos Parques foi uma ação promovida pela ADRIMAG, em parceria com a AGA e o Município de Arouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *