Celorico de Basto, Cultura, Desporto

Homenagem a Luís Carvalho em Celorico de Basto

foto em jovem

No próximo dia 27 de maio, sábado, será apresentado o livro “O Meu Coração é Celorico” –“Carvalhinho, o Homem do Povo e da Cidadania”, um livro desenvolvido com o intuito de homenagear postumamente um homem que dedicou grande parte da vida ao serviço do CD Celoricense e ao desporto concelhio. A ação terá lugar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

O livro foi desenvolvido pela filha de Luís Carvalho, Perpétua Carvalho, que sentiu a necessidade de transcrever testemunhos e momentos marcantes da vida do pai. “O meu Pai sempre desejou que eu escrevesse um livro que retratasse os momentos mais marcantes da sua vida. Eu fui adiando porque achei que teria muito tempo para escrever o tão ambicionado livro. Entretanto, a vida pregou-nos uma partida e eu percebi que não tinha feito o que ele tinha pedido, por isso dediquei-me, durante aproximadamente 6 anos, à recolha de imagens, testemunhos, memórias, histórias. E há tantos momentos, tantas memórias, tantos testemunhos que farão parte deste livro, um livro que irá homenagear o meu Pai pela sua dedicação, todo esse lavor em prol do Clube Desportivo Celoricense, dos Bombeiros Voluntários Celoricenses e outras instituições públicas ou privadas. Fecundou e fertilizou as mentalidades, os hábitos, os usos e costumes da sociedade concelhia e regional”.

A edição desta obra conta com o apoio do Município que procura ajudar a homenagear quem se dedicou de corpo e alma ao concelho, ao associativismo, ao desporto. “É uma bonita homenagem à qual não poderíamos deixar de nos associar” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Luís Carvalho, conhecido como Carvalhinho, foi um homem do desporto e da cultura” disse.

É importante recordar que o município de Celorico de Basto já homenageou Luís Carvalho tendo, em 1998, deliberado, por unanimidade, atribuir a Medalha de Valor Desportivo – Grau Ouro, pelos 53 anos ao serviço do CD Celoricense e do desporto concelhio. No mesmo sentido, foi homenageado com atribuição do seu nome à rua onde viveu na sede do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *