Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim aposta na mobilidade sustentável

aposta na mobilidade sustentável

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, assinou, ontem, 23 de maio, o Contrato de Financiamento de Aquisição de Viaturas Elétricas de Serviços Urbanos Ambientais.

A Cerimónia de Assinatura dos Contratos com mais de 100 autarquias do país decorreu no Cineteatro de Porto de Mós e contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

O Presidente da autarquia poveira explicou que “este financiamento que obtivemos através do Fundo Ambiental insere-se numa política municipal de substituição daquilo que são as nossas viaturas tradicionais de consumo de derivados de combustíveis fósseis (gasóleo e gasolina) por viaturas de mobilidade elétrica que são muito mais amigas do ambiente e mais silenciosas, para áreas urbanas e pedonais”.

Aires Pereira transmitiu que se “trata da substituição de viaturas ligadas ao setor dos jardins e da limpeza”, acrescentando que “é um primeiro passo que o Fundo Ambiental permite avançar com vista à substituição global das viaturas do Município que não têm percursos diários superiores a 50 km/h onde a mobilidade elétrica é altamente competitiva para além de ser um contributo importante que o Município dá na redução da libertação dos gases com efeito de estufa, a pegada carbónica”.

O edil revelou que “aproveitamos esta possibilidade, fomos contemplados com cinco viaturas (de serviço urbano ambiental: jardins e limpeza) para um investimento global na ordem dos 100 mil euros e vamos continuar com esta aposta na mobilidade sustentável”.

Veja a fotogaleria.

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

O Contrato estabelecido com o Município tem como objeto o financiamento à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização no âmbito das competências nas áreas de limpeza urbana, de jardins e na prestação de outros serviços ambientais, visando a redução dos consumos e das emissões poluentes e, consequentemente reduzir os custos diretos e indiretos na sua utilização.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *