Arouca, Sociedade

Arouca integra comunidade surda com serviço de vídeo-interpretação

Acessibilidade LGP

A partir de agora, a comunidade surda poderá comunicar e esclarecer as suas dúvidas com todos os serviços do Município de Arouca. A comunicação será feita através do Serviin, um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa que, por videochamada, quebra as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.

O cidadão surdo pode utilizar este serviço acedendo gratuitamente ao portal http://www.portaldocidadaosurdo.pt (tem apenas de efetuar o registo) ou telefonando para o número 12472 através do telemóvel ou smartphone. A chamada terá o custo de 1 cêntimo por minuto. Do outro lado da linha, a intérprete faz o atendimento ao cidadão surdo por videochamada, contacta o serviço de destino e intercala a comunicação entre o surdo e a entidade.

Este serviço de comunicação, adotado por todos os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), integra-se no projeto «Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP» que vem reforçar a estratégia de desenvolvimento de uma política territorial inclusiva. Promover a equidade de todos no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços municipais, faz parte da missão das autarquias.

O Portal do Cidadão Surdo disponibiliza ainda uma página web onde pode encontrar informação – conteúdos e vídeos em LGP – sobre a Área Metropolitana do Porto, bem como sobre cada um dos municípios que implementou este serviço de comunicação inclusivo (http://www.portaldocidadaosurdo.pt/amp/). Pode encontrar a informação sobre Arouca aqui: http://www.portaldocidadaosurdo.pt/amp/arouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *