Cultura, Póvoa de Varzim

Biblioteca da Póvoa de Varzim assinala Dia do Autor Português

Biblioteca assinala Dia do Autor Português com Ivo Flores

O Dia do Autor Português comemora-se a 22 de maio. A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto assinala esta data promovendo um recital de poesia e música com Ivo Flores, às 17h00.

Ivo Flores traz “pelas melodias natas da despretensiosa criatividade, a sublime arte de escrever dos poetas, tais como Luísa Dacosta, Alexandre Pinheiro Torres, José Régio, Natália Correia,  Almeida Garrett, Miguel Torga, Sebastião da Gama, Cesário Verde, Eça de Queirós, entre outros; e interpreta o que outros compositores fizeram para dar voz à arte de  Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões, por José Afonso, António Gedeão por Manuel Freire, José Carlos Ary dos Santos por Paulo de Carvalho, Joaquim Pessoa por Carlos Mendes, entre outros, igualmente”.

“Em todo os momentos altos, a poesia esteve ligada à música e ao canto, foi cantada muitas vezes antes de ser escrita ou foi escrita para ser cantada.

Por isso um grande poeta deste século disse que a poesia , de cada vez que se afasta da musica, degenera”. Manuel Alegre, in Adriano — obra completa

O Dia do Autor Português comemora-se desde 1982 e pretende homenagear os autores portugueses, das mais diversas áreas artísticas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema, que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *