Mação, Sociedade

Jardim Municipal de Mação vai ser requalificado

image004 (29)

O Jardim Municipal de Mação, muito conhecido por Jardim dos Peixinhos, espaço com décadas de histórias e memórias começou a ser requalificado este mês de maio de 2017. Trata-se de uma obra há muito esperada que se vai desenvolver no âmbito do PARU – Plano da Área de Reabilitação Urbana de Mação, aprovado em 2015.

O projeto procura requalificar o local caracterizando-o como um novo espaço de reunião para a comunidade local. Procurou-se a minimização de impactes, evitando movimentação de terras, aproveitando as zonas verdes existentes e acrescentando-lhe novas valências de referência.

O grande objetivo é valorizar o espaço público de modo a proporcionar à população um espaço urbano de lazer único, com qualidade e conforto, onde se privilegia a estadia.

Procura-se ainda promover as condições para o recreio passivo (zona de estadia, contemplação, leitura, e descanso) e ativo, substituir os equipamentos e mobiliários existentes por modelos, tipologias e estruturas mais atrativas e contemporâneas que fomentem a utilização do local, criar percursos pedonais acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e garantir condições de segurança para os utentes.

A partir do Largo do Matadouro serão criadas duas estruturas, uma na atual entrada, para maior visibilidade para quem visita a Vila, outra para a criação de rampas de acesso para mobilidades condicionadas.

Serão também reestruturadas as instalações sanitárias existentes, para que fiquem mais dignas e modernas e para criar condições para acessibilidades.

A proposta está de acordo com o Regulamento do PDM de Mação relativamente aos requisitos do espaço verde urbano equipado, tendo em atenção as condições topográficas, morfológicas e ambientais que caracterizam a envolvente.

Prevê-se que no outono de 2017 os Munícipes já possam usufruir deste espaço já requalificado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *