Póvoa de Varzim, Sociedade

Dia da Marinha na Póvoa de Varzimcom programa variado até domingo

Dia da Marinha com programa variado até domingo

Arrancaram, no passado sábado, 13 de maio, as comemorações do Dia da Marinha na Póvoa de Varzim.

No Largo do Passeio Alegre, entre as 10h00 e as 20h00, decorre até domingo, 21, uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral. Visite e ficará a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.

Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há atividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o batismo de mergulho também disponível no local.

No domingo à tarde, 14 de maio, realizou-se a abertura oficial da exposição que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. Veja afotogaleria.

Paralelamente, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, decorrem batismos de mar – navegação no Porto de Pesca.

O Museu Municipal e a Biblioteca Diana-Bar também se associaram a esta celebração.

Até dia 21, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, poderá visitar, no Museu Municipal, a exposição “Marinha e Modelismo” em que estão patentes modelos de navios da Marinha portuguesa de várias dimensões.

A abertura oficial desta exposição decorreu a 13 de maio, sexta-feira, e contou com a presença da Vereadora Andrea Silva. Veja a fotogaleria.

Por seu lado, no Diana-Bar vai realizar-se a conferência “A Marinha – 700 anos”, no dia 17, às 18h30. O Dia da Marinha é festejado a 20 de maio, celebrando a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, em 1498. A Marinha Portuguesa foi formalmente criada no dia 1 de fevereiro de 1317, por Carta Régia de D. Dinis. Este importante documento, também conhecido como “Contrato de Pessanha”, estabelece pela primeira vez a organização permanente da Marinha e nomeia o genovês Manuel Pessanha como Almirante do Reino de Portugal.

Importa ainda realçar que o areal da Praia do Carvalhido vai receber uma grande variedade de competições de ténis de praia: no dia 17, das 14h30 às 18h00; 18, das 10h00 às 12h00; 19, das 09h00 às 19h00; 21, das 09h00 às 16h00.

No dia 18 de maio, quinta-feira, às 21h30, a Banda da Armada volta a atuar na Póvoa de Varzim, desta feita num concerto ao ar livre, no Auditório da Lota.

O ponto alto das celebrações está marcado para o Dia da Marinha, domingo dia 21 de maio. A cerimónia religiosa terá lugar na Igreja Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, às 9h00, em Vila do Conde e será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11h00.

Consulte o programa completo do Dia da Marinha aqui

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *