Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Rancho da Póvoa de Varzim comemora 80 anos com espetáculo solidário

Rancho Poveiro assinala 80 anos com espetáculo solidário

No dia 20 de maio, sábado, às 21h45, o Cine-Teatro Garrett será palco de um espetáculo integrado nas comemorações dos 80 anos do Rancho Poveiro.

O grupo irá apresentar um espetáculo de variedades em quatro partes: “Entre a terra e o mar”; “Melodias de outros tempos”; “Alegria na cidade” e “Folclore poveiro… História e Tradição”.

A receita do espetáculo irá reverter a favor do Movimento de Apoio a Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, sendo que os interessados devem comprar os ingressos disponíveis no MAPADI por 10 poveiros (plateia) e 7,5 poveiros (camarotes e balcão).

O Rancho Poveiro foi fundado em 24 de Junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, com a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares dos pescadores. Representa a região etnográfica do Douro Litoral.

Ao longo da sua atividade o Rancho Poveiro dançou por todo o Portugal, desde o Minho ao Algarve, em Espanha, França, Suíça, Brasil e Bélgica. 

Os trajes são os usados pelos pescadores da Póvoa nos finais do século XIX, e neles predomina a “branqueta” (fazenda de lã branca) nas saias e nas calças e ainda a tão famosa camisola de lã branca, bordada a ponto de cruz com motivos marítimos, que as raparigas ofereciam aos namorados. 

As chulas, os viras e as danças de roda são as mais tradicionais. 

A tocata é formada por acordeões, violas, cavaquinhos, bombo e ferrinhos.
Desde a sua fundação, o Rancho Poveiro está sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, representando um dos principais fatores de promoção e animação turística e de cultura popular.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *