Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso promove formação parental

Fornacao parental 1

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Projeto Municipal de Educação Parental, vai desenvolver novas ações no âmbito do Programa de Educação Parental “Mais Jovem, Mais Família”, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho. Esta formação tem como objetivo apoiar os pais e as mães a responder aos desafios com que se confrontam e a proporcionar contextos de promoção de uma parentalidade positiva.

Desta forma, arrancou este mês mais uma edição do Programa de Educação Parental “Mais Jovem, Mais Família”, que irá decorrer até julho, todas as quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Desta vez, tem como destinatários/as pais e mães pais de jovens entre os 11 e os 16 anos, que frequentem o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

O “Programa Mais Família, Mais Criança”, destinado a pais com crianças até aos 9 anos de idade, tem vindo a ser implementado desde 2009 e conta já com um total de 15 edições. No âmbito do Programa “Mais Família, Mais Jovem”, destinado a pais de jovens entre o 10 e os 18 anos, realizaram-se 3 edições desde o início da sua implementação, em 2012.

Desde 2009 até ao presente, participaram na formação parental um total de 142 pais/mês e de 24 técnicos/as de saúde do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso (no âmbito administrativo, de enfermagem e médico).

Em julho de 2016, a conselheira municipal da parentalidade formou um total de 19 professores/as integrados/as nos dois Agrupamentos de Escolas do concelho, no âmbito do Programa “Mais Família, Mais Criança”, através da realização de  uma Ação de Formação acreditada pelo Centro de Formação Sá de Miranda, no sentido de poderem dinamizar o programa junto dos pais, tendo alguns desses/as mesmos/as professores/as já implementado formação junto de um grupo de pais e de mães na EBI do Ave, em Taíde, e encontrando-se também em fase de implementação a formação de 3 grupos de pais, que decorre simultaneamente na EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio e no Centro Educativo do Cávado, em Monsul.

A implementação das várias edições contou com a colaboração próxima dos Agrupamentos de Escolas e algumas edições contaram ainda com a colaboração do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso (das Unidades de Saúde familiar e da Unidade de Cuidados à Comunidade Coração do Minho).

Para inscrições para futuras edições, em ambos os programas, para iniciarem no início do próximo ano letivo, ou mais informação:

Conselheira municipal para a parentalidade:

silvia.oliveira@mun-planhoso.pt

Banco de Voluntariado dos Serviços de Ação Social do Município

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *