Destaque, S. João da Madeira, Sociedade

S. João da Madeira comemora aniversário da elevação a cidade

18221550_1493734440679357_1582448521191817168_n

O fado, na voz de Carminho, vai ouvir-se na Casa da Criatividade, nesta sexta-feira, 12 de maio, às 21h30. Um espetáculo imperdível, integrado nas comemorações do 33.º aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade, cujo programa se prolonga até final do mês.

No domingo, 14 de maio, as atividades prosseguem com a Corrida da Família, no Parque do Rio Ul, numa iniciativa do Centro Humanitário de S. joão da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa.

À noite, às 21h45, as atenções voltam-se de novo para a Casa da Criatividade, onde o humorista sanjoanense Pedro Neves se inspira na irredutível aldeia gaulesa de Asterix para fazer rir o público do espetáculo “Sanjoanix”.

 

Redescobrir um talento prematuramente desparecido

A 16 de maio, dia em que se completam 33 anos da elevação de S. João da Madeira a cidade, a autarquia promove, durante a manhã, uma visita a obras em curso. Ao final da tarde, procede-se à inauguração da exposição “Luís Pinho. O absoluto da arte numa obra inacabada”.

Essa é uma homenagem a alguém que nos anos 60 do século XX, deu aso, em S. João da Madeira, a uma “singular criatividade nas artes plásticas, mostrando já uma consciência cultural europeia”, como afirma o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo.

Com apenas 22 anos, Luís Pinho viria a perder a vida num acidente de viação. “A perda de um génio nos seus primeiros passos”, como frisa o arquiteto Sidónio Pardal, seu primo. Da sua obra, ficou um acervo de quatro dezenas de pinturas, que dão forma a esta exposição.

 

Sessão Solene

As homenagens marcam também a Sessão Solene Comemorativa do 33.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade que se realiza, às 21h00 desse mesmo dia 16 de maio, na Casa da Criatividade.

A 17 de maio, às 15h00, há uma festa convívio no Espaço Intergeracional “16 de Maio”, na Rua Alão de Morais. Às 19h00, é inaugurada a sede da Associação Comercial de S. João da Madeira e é efetuada a apresentação do projeto “Comércio Nosso”.

 

Arte, moda e cinema

No dia seguinte, 18 de maio, às 14h00, visita-se um mural artístico alusivo à história de S. João da Madeira que será criado na zona do Centro Coordenador de Transportes. Às 17h30, o Museu da Chapelaria recebe a mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”, com a participação especial dos designers de chapéus espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián

Pelas 21h00, o clube de cinema “Cine S. João” tem a sua estreia nos Paços da Cultura, numa organização da Associação de Promoção da Juventude (APROJ), com o apoio da Câmara de S. João da Madeira e a parceria do Cine Clube de Arouca. Será exibido o filme “A Mãe É Que Sabe”, cujo realizador, Nuno Rocha, estará presente.

O programa completo das comemorações do 33.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade, que decorrem até 28 de maio, pode ser consultado na página da Câmara Municipal na Internet (www.cm-sjm.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *