Educação, Póvoa de Varzim

Projeto Fénix das escolas da Póvoa de Varzim em concurso mundial

unnamed

Desde a sua génese, ano letivo 2008/ 2009, no Agrupamento de Escolas de Beiriz, o Projeto Fénix tem vindo a marcar presença em diversas regiões do país, totalizando neste momento 140 escolas.

Duas destas escolas – Agrupamento de Escolas Virgínia Moura de Guimarães e o Jardim de Infância Miminho da Póvoa de Varzim – concorreram e foram selecionadas para integrar o Edumission, um concurso mundial que prevê transformar a Educação através da inovação. Participantes de todo o mundo foram desafiados a partilhar a sua experiência num vídeo de apresentação. Neste vídeo, os participantes apresentavam os seus inovadores métodos educativos para posterior análise do júri. 

Num universo mundial, foram apenas selecionadas 20 candidaturas. Este concurso começou em abril e vai terminar em janeiro 2018 na Conferência Beet 2018, em Londres, com o anúncio do projeto vencedor. 

Luísa Tavares Moreira, Coordenadora e fundadora do Projeto Fénix, defende uma Escola onde todos os alunos aprendam e nenhum fique para trás.

O Projeto Fénix tem os seguintes objetivos: diminuir a retenção dos alunos; prevenir o abandono e o absentismo escolar; qualificar o sucesso escolar; investir nas aprendizagens ao longo da escolaridade obrigatória; promover o potencial máximo de cada aluno, considerando os diferentes ritmos de aprendizagem, criando grupos de menor dimensão (ninhos de recuperação e desenvolvimento); desenvolver dinâmicas de ensino e de aprendizagem diversificadas e personalizadas e alocar os recursos disponíveis às disciplinas a priorizar (Português, Matemática ou outras).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *