Elvas, Sociedade

10 years x 10 classes dos Urban Sketchers em Elvas

10 years x 10 classes dos Urban Sketchers

Os Urban Sketchers comemoram em 2017, dez anos de existência e promovem um conjunto de eventos espalhados pelos 5 continentes.

O 10 years x 10 classes promove workshops enquadrados em três temas:  Pequenas Histórias; Histórias Médias e Grandes Histórias, com o objetivo de promoção das cidades através do desenho.

Em Elvas estão agendados 3 workshops, que vão decorrer nos dias 20 e 21 de maio, sendo dois deles dedicados ao património militar e um terceiro a um objeto e tradição local: a ronca de Elvas.

No dia 20 de maio decorre a Pequena História e a Média História, às 10.00 e às 14.30 horas, respectivamente.

A Pequena História terá lugar no Museu Militar, sob a orientação de Miguel Silva e Vicente Sardinha, dedicado aos desenhos à escala da mão. Os participantes vão desenhar o Museu Militar e alguns dos seus objetos integrantes, como automóveis, carros de combate, etc.

A Média História será à escala da arquitetura, representada pelo Forte de Santa Luzia. Orientam o workshop José Kuski e Rui Baptista.

No dia 21 de maio, às 10.00 horas, a Grande História acompanhará o trabalho de Luís Pedras, artesão local, abordando e acompanhando o processo do fábrico de roncas, a sua história e tradição. João Sobreiro e José Barreiros acompanham os desenhadores que registarão o desenvolvimento do workshop em formato de banda desenhada.

Em todos os workshops os participantes receberão um briefing, contextualizando-os sobre o tema e com sugestões de exercícios e técnicas para o efeito concreto.

O programa completo pode ser consultado em: http://www.urbansketchers.org/p/10-years-x-10-classes.html

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, da AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura e do Museu Militar de Elvas.

 

Programa

20 maio

Pequenas Histórias | 10.00-12.30

Engenharia e design militar: Museu Militar |Formadores: Miguel Silva e Vicente Sardinha

Médias Histórias |14.30-17.00

Arquitetura militar: Forte de Santa Luzia. Formadores:  José Kuski e Rui Baptista

21 maio

Grandes Histórias | 10.00-12.30

Artesanato local tradicional: Ronca de Elvas. Formadores: João Sequeira e José Barreiros

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *