Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Geração Lanhoso proporcionou férias diferentes aos mais novos

Geracao Lanhoso atividades pascoa 2

O Projeto Geração Lanhoso promoveu ao longo das férias de Páscoa um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.

Através da realização de um atelier sobre o Ovo da Páscoa, de uma Visita à Quinta Pedagógica de Braga, de uma Visita ao Quartel da GNR da Póvoa de Lanhoso e de uma Visita ao Centro Interpretativo Maria da Fonte pretendeu-se proporcionar às crianças e jovens experiências e vivências diferentes, retirando-os do sedentarismo e isolamento em que por vezes ficam durante as pausas letivas, permitindo assim apoiar famílias do concelho na ocupação dos seus tempos livres.

Ao longo deste programa de atividades, o Projeto Geração Lanhoso estimulou o gosto, interesse e dedicação pelas tradições culturais, nomeadamente pelas tradições de Páscoa. Neste sentido, o grupo participante pôde decorar ovos de esferovite e participar no processo de tingimento de ovos que comummente são postos nas mesas de Páscoa. Houve ainda tempo para participar numa Caça ao Ovo da Páscoa.

Na Quinta Pedagógica de Braga, as crianças e jovens estiveram em contacto mais próximo com as tradições minhotas e puderam inclusive confecionar o tradicional pão de mistura. Tiveram o privilégio de estar muito perto de todos os animais da quinta, assim como de todas as espécies autóctones da paisagem minhota e ainda conheceram o Pomar e a Horta.

O mesmo grupo teve ainda a oportunidade de conhecer a dinâmica e a estruturação do Quartel da GNR da Póvoa de Lanhoso, satisfazendo algumas curiosidades e esclarecendo algumas ideias pré-concebidas existentes entre estas idades mais jovens em relação àqueles/as profissionais.

Aprofundaram também os seus conhecimentos sobre a Maria da Fonte através de uma visita guiada pelo Centro Interpretativo Maria da Fonte, onde visualizaram um vídeo sobre a sua história, assim como participaram num Peddy Paper e pintaram desenhos sobre aquela figura ligada á história da Póvoa de Lanhoso.

Com estas atividades, procurou-se sensibilizar este grupo de crianças e jovens para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, da prática de exercício físico e da sustentabilidade ambiental, consciencializando-o para a real importância dos mesmos para o nosso pleno bem-estar. Foi igualmente objetivo destas atividades despertar interesse pela história da Póvoa de Lanhoso, através do espaço vivo, dinâmico e interativo que é o Centro Interpretativo Maria da Fonte.

De referir que o Projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como Parceiro Local e a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave – como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS|3G).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *