Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Munícipes de Reguengos de Monsaraz vão apresentar propostas para a requalificação da Praça da Liberdade

Praça da Liberdade (2)

O Município de Reguengos de Monsaraz vai promover no dia 6 de maio, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão para discussão pública do projeto de requalificação da Praça da Liberdade, integrado no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Este processo de discussão com a população visa encontrar as melhores soluções urbanísticas para a Praça da Liberdade, mas também apresentar todos os projetos do PEDU que vão ser implementados nos próximos anos. Os munícipes poderão ainda entregar as suas propostas até ao dia 19 de maio no Balcão Único Municipal através de um formulário que vai estar disponível no site da autarquia (www.cm.reguengos-monsaraz.pt).

O PEDU abrange projetos nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para ajudar as comunidades desfavorecidas, no total de 3,4 milhões de euros, apoiados a 85 por cento pelo Portugal 2020. Todos os projetos estão atualmente em exposição na Praça da Liberdade.

A autarquia pretende efetuar a regeneração urbana da praça com o objetivo de devolver este espaço à utilização pedonal, lúdica, plurigeracional e multifuncional. A proposta de projeto que vai receber os contributos dos munícipes prevê o reordenamento do trânsito e do estacionamento, pretende tornar o tabuleiro Poente da praça exclusivamente para uso e acesso pedonal com a instalação de esplanadas e de mobiliário urbano, e terá um espaço multifuncional que poderá transformar-se num palco, elevando-se do chão, e integrando ainda uma tela dinâmica para projeção ao ar livre.

O lado Nascente, devido ao conjunto de serviços existentes, manterá a circulação de trânsito em torno do tabuleiro apenas num sentido, com estacionamento paralelo à via de circulação nos dois sentidos. Para além do mobiliário urbano, segundo esta proposta que será discutida com os munícipes, está previsto para este lado da Praça da Liberdade um conjunto de repuxos e vaporizadores, uma zona de esplanada e um quiosque.

Os dois tabuleiros serão atravessados pela ciclovia num espaço canal devidamente estruturado e que garante a circulação em segurança dos peões. A Praça da Liberdade terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, mas também um carregador rápido para veículos elétricos numa perspetiva de promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.

Na área da mobilidade urbana, o PEDU inclui os projetos de construção da via pedonal e ciclável da cidade, modernização do Parque de Estacionamento do Rossio e a melhoria da mobilidade urbana e segurança rodoviária no concelho, com as requalificações das zonas envolventes à Escola Secundária Conde de Monsaraz e à Escola Básica nº1 (já em concurso público), assim como de vias pedonais em Reguengos de Monsaraz e em São Pedro do Corval.

Para além da Praça da Liberdade, a área da regeneração urbana inclui os projetos do Largo da República e do Centro de Acolhimento Turístico de Reguengos de Monsaraz, dos centros históricos de São Pedro do Corval e de São Marcos do Campo, mas também intervenções nas comunidades desfavorecidas com a requalificação do denominado Largo da Escola Primária, a eliminação de um pequeno núcleo de construção precária junto à Linha da CP e a reabilitação de prédios urbanos da autarquia na cidade e em São Pedro do Corval para realojamento das famílias desalojadas nestas obras e para criação de uma bolsa de habitação social.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *