Celorico de Basto, Sociedade

IPDJ divulga programas para jovens em Celorico de Basto

_DSC5639

O IPDJ em parceria com o CLDS 3G Geração Eco, programa promovido pelo Município de Celorico de Basto, desenvolveram uma ação de divulgação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para esclarecer as associações dos programas do IPDJ direcionados aos jovens.

“A explicação dos programas do IPDJ são sempre uma mais-valia para as associações locais e para os jovens muitas vezes com ideias que não podem concretizar por falta de apoio. Agora, aproveitem a oportunidade e usufruam destes programas, aproveitem para tirar dúvidas e para perceber como podem aproveitar estes programas” disse Helena Martinho, coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto

A ação centrou-se no programa OTL, Ocupação de Tempos Livres, com candidaturas abertas para jovens e entidades promotoras, um programa que segundo as técnicas “visa promover a ocupação dos tempos livres dos jovens, orientando-os para o desempenho de atividades ocupacionais”. Um programa calendarizado como de curta duração e de longa duração e com bolsa atribuída ao jovem que usufrua do mesmo.

Foi ainda apresentado o programa “Empreende Já” para jovens dos 18 aos 29 anos, inscritos IEFP, a residir em Portugal e com escolaridade mínima obrigatória, e que permite a aquisição de formação, tutoria, bolsa mensal no valor de 591,71€ e a possibilidade de aceder a 10000€ caso existe a concretização de uma ideia de negócio. E o programa “garantia Jovem”, destinado a jovens até aos 30 anos e tem 3 grandes objetivos, aumentar as qualificações dos jovens, facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho e reduzir o desemprego jovem.

No final da sessão o Vereador da Educação e da Cultura, Fernando Peixoto, reforçou junto das entidades presentes “a oportunidade que estes programas oferecem às entidades promotoras para o desenvolvimento das suas atividades de verão, mas sobretudo aos jovens na ocupação dos tempos livres”. Adiantou que a “preocupação da Câmara Municipal é dar a conhecer a todos a informação para acesso a estas candidaturas”.

Para além das informações dadas o CLDS 3G Geração Eco ajudará as associações caso tenham dúvidas relativamente aos programas apresentados.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *