Celorico de Basto, Educação

II edição do Sagaz em Celorico de Basto

_DSC8481

No dia 21 de abril, deu arranque a 2ª edição do Sagaz, da Alento, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. A ação decorreu no Auditório da EB 2,3/S onde os 15 mestres “escolheram” os 15 aprendizes que os acompanharão ao longo do seu percurso académico ou profissional permitindo uma integração mais eficaz no mercado de trabalho ou, de algum modo, ter um papel de guia/orientador junto do aprendiz relativamente ao plano curricular que o mesmo frequentará.

A segunda edição resulta de uma parceria entre o CLDS 3G Geração ECO, promovido pelo Município de Celorico de Basto, e o Agrupamento de Escolas.

“Sempre tivemos a máxima preocupação com os nossos jovens por isso, atuamos no sentido de lhes proporcionar competências, vontades e orientações que os guiem para o caminho do sucesso seja ele profissional ou académico. Ter jovens bem formados e bem integrados no mercado de trabalho é motivo de orgulho para todos. E este ano, tal como no ano transato, o programa será certamente positivo, orientador, enriquecedor e irá promover o desenvolvimento pessoal de cada aluno, com experiências novas que não seriam vivenciadas num percurso normal” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O objetivo do programa é exatamente igual ao da edição anterior onde estará evidenciado o “voluntariado preventivo” que permitirá aos jovens um desenvolvimento pessoal maior, para que, com a atitude certa possam fazer frente aos desafios que lhe serão apresentados ao longo do seu percurso.

Os mestres são pessoas reconhecidas, quer pessoal quer profissionalmente, com um sentido de missão bem patente, que irão acompanhar, da melhor forma, os seus aprendizes. Pela 1ª vez, o SAGAZ conta com dois mestres de Celorico de Basto que foram convidados para integrar o grupo de mestres e, assim, acompanharem os seus aprendizes ao longo dos próximos 3 a 5 anos sendo o objetivo criar “uma ligação para vida”. Paralelamente a esta situação existe um programa designado “Gestão de carreira” com um consultor especializado, que o aprendiz pode ativar se verificar necessário, durante os próximos 3 anos.

Manuel Maria Afonso, coordenador do programa CLDS 3G Geração ECO e mestre do programa mostra-se rendido ao sucesso do mesmo. “Este programa Sagaz é de facto uma surpresa muito positiva e a prova provada de que com o devido acompanhamento o sucesso profissional/académico acontece com outra facilidade. O CLDS 3G Geração ECO tem aqui um papel muito importante e complementar ao Sagaz com o trabalho desenvolvido com a gestão de carreiras. Queremos estar perto de todos os jovens, sobretudo os que não integram o Sagaz, queremos orientá-los, encaminhá-los, ajudá-los a encontrar o trilho. A nossa missão é também, através do eixo I do projeto, ter um papel ativo na formação e emprego”.

No final da sessão foi assinado o protocolo entre a Alento, o aprendiz selecionado, num total de 15 e o respetivo mestre, no sentido de incutir a responsabilidade de cada interveniente na missão que lhes está destinada.

Posteriormente todos os alunos inscritos previamente receberão o KIT – Emprega-te com estratégias que visam a procura ativa de emprego.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *