Montijo, Sociedade

Montijo celebrou 25 de Abril

comemoracoes 25 abril (5) - hastear de bandeira

As comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril, no Montijo, encerraram com a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para além do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a cerimónia contou com as intervenções de Pedro Carromeu, 1.º secretário da Mesa da Assembleia Municipal em representação da presidente da Assembleia Municipal, e dos representantes dos partidos políticos com assento neste órgão: Ricardo Bernardes (PS), Carlos Almeida (PCP), Pedro Vieira (PSD) e António Oliveira (BE).

O presidente da Câmara Municipal do Montijo recordou o momento fundador da democracia portuguesa, afirmando que “continua a ser de inspiração pelo que representa enquanto ideia de futuro para o nosso povo”. O autarca ressalvou, também, a importância do poder local democrático “que, nos últimos 40 anos, deu resposta aos problemas e aspirações dos cidadãos. No Montijo estamos a agarrar todas as oportunidades do presente para construir um futuro melhor para os nossos filhos e para os nossos netos”.

No seu discurso, o 1.º secretário da Assembleia Municipal, Pedro Carromeu, relembrou que “Abril trouxe o progresso, o desenvolvimento, a redução das desigualdades sociais e devolveu a dignidade a um povo. Democratizou-se, descolonizou-se e desenvolveu-se o país, verteu-se numa Constituição democrática os direitos, as liberdades e as garantias conquistadas na revolução”.

No Montijo, a comemoração do 43.º aniversário do 25 de Abril viveu-se, também, com cultura e desporto. No dia 22 de abril, na Frente Ribeirinha, foi inaugurada a exposição “Montijo – Visões do Espaço Urbano” e, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida decorreu a oficina pedagógica “Telefonia de Abril”.

No dia 24 de abril, na Escola Secundária Jorge Peixinho, a Biblioteca Municipal promoveu a iniciativa “25 Músicas para o 25 de Abril”. No mesmo dia, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, Carlos Alberto Moniz cantou Abril com o espetáculo “Canções de Abril”.

Para finalizar, no dia 25 de abril, o desporto saiu à rua com a “IV Corrida e Caminhada da Liberdade,” pelas artérias principais da cidade, e com o XII Passeio de BTT Rota Saloia” que percorreu os trilhos do Alto Estanqueiro-Jardia.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *