Cultura, Elvas, Sociedade

Elvas assinalou 504 anos da elevação a cidade com documentário

Elvas assinalou 504 anos da elevação a cidade com documentário
Os 504 anos da elevação de Elvas a cidade foram comemorados na passada sexta-feira, dia 21, com a exibição do documentário “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”.

A exibição decorreu no Auditório São Mateus, com uma casa muito bem composta, e em que foi dado a conhecer o património militar da cidade de Elvas, o seu valor histórico e monumental.

A anteceder a exibição decorreu a sessão de abertura com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, da vereadora do município, Vitória Branco, e do com o produtor Leonel Brito.

Nuno Mocinha afirmou, que para assinalar esta data “exibimos hoje um documentário – ‘Cidade Quartel de Elvas e suas Fortificações’, que aborda o património militar da cidade de Elvas, o seu valor histórico e monumental,  frisando em especial a valorização que trouxe a sua requalificação e reutilização pública nos dias de hoje, um trabalho elaborado em especial pela Câmara Municipal de Elvas. Nestas filmagens, e como exemplo surge o Quartel do Trem que hoje tem fruição através da educação, ou o Hospital Militar requalificado como hotel, o Castelo hoje com valorização turística, entre muitos outros”.
Acrescentando que “a história de Elvas está intimamente ligada à história militar do país, tendo sido conquistada aos mouros, foi perdida e integrada definitivamente em território português por D. Sancho II, em 1229. A sua localização, na raia, tornou-a especial e estratégica, tendo sempre defendido com galhardia a soberania nacional, daí ter sido denominada de Chave do Reino, ou Rainha da Fronteira”.

No final os presentes assistiram à peça documental elaborada e que conta com vários testemunhos.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *