S. João da Madeira, Sociedade

Semana da Terra de S. João da Madeira decorre até 28 de abril

Semana da terra - imagem gráfica

Começa na sexta-feira, 21 de abril, a 14.ª edição da Semana da Terra de S. João da Madeira, evento marcado pela realização de diversas atividades comunitárias em benefício da cidade. O envolvimento das associações e instituições sanjoanenses, bem como dos cidadãos em geral, é um dos aspetos centrais do programa que se prolonga até ao próximo dia 28.

Operações de limpeza e de requalificação, exposições, campanhas de sensibilização, palestras, caminhadas, teatro, recolha de alimentos e outros bens, apoio à terceira idade são atividades que, entre outras, irão decorrer no âmbito deste evento, com especial incidência nas vertentes ambiental e social.

Mesmo antes da abertura oficial da Semana da Terra, há dois momentos a considerar: a inauguração da exposição “Da Terra à Indústria”, na Torre da Oliva (18 de abril), e a Ação Diversidade no Solo, na Escola João da Silva Correia (20 de abril).

No dia 21 de abril, às 10h30, dá-se então o arranque oficial do programa, na Praça 25 de Abril (em frente à Casa da Criatividade), com a entoação de uma canção alusiva à Terra, pelas crianças das escolas dos Condes, do Parrinho e Núcleo Estrela Guia. Será ainda feita uma largada de Pombos, pelo Centro Columbófilo, e proceder-se-á ao Hastear da Bandeira da Agenda 21 Local.

Mercadinho Sustentável

Novidade da edição deste ano da Semana da Terra é a realização de um Mercadinho Sustentável, na Praça Luís Ribeiro, no domingo, 23 de abril, entre as 9 e as 13 horas, contando com a participação de produtores da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e da Cooperativa Agrícola da Feira, S. João da Madeira, Gaia e Espinho, assim como produtores e vendedores do Mercado Municipal, escolas e associações locais, entre outros.

Estão igualmente previstos vários momentos de animação, por grupos, escolas e outras instituições da cidade e da região, além dos ateliês “Grinaldas Florais”, pelo Armazém 4, “Lancheiras Reutilizáveis”, pela Associação de Pais do JI das Travessas, “O Relvinhas”, pelo Turismo Industrial, e “Natureza e Reciclagem”, pela “Doçuras & Travessuras”. Não faltará ainda a “Fazenda dos Animais” e vários outros motivos de interesse para miúdos e graúdos.

O extenso programa da 14.ª Semana da Terra de S. João da Madeira, que inclui mais de seis dezenas de atividades, pode ser consultado na página da Câmara Municipal de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *