Sociedade, Trofa

Tarifa da água volta a descer na Trofa a partir de 1 de maio

metronews-sem-imagem

A tarifa variável da água vai baixar 15% na Trofa, para consumidores domésticos do 1º, 2º e 3º escalões (os escalões são determinados pelo consumo médio de água per capita) e para as Instituições de Solidariedade Social e Instituições de Utilidade Pública, bem como o tarifário relativo ao comércio e indústria que vai baixar 5%.

Esta redução que vai ter efeitos a partir de 1 de maio (incluindo ainda períodos de faturação referentes a dias do mês de abril), prevalece até ao final do ano, e é fruto de um enorme esforço negocial do Município da Trofa que conseguiu também que as tarifas da água não registassem qualquer aumento no presente ano.

A comparticipação das reduções estipuladas para os agregados familiares da Trofa será suportada diretamente pelo orçamento da Câmara Municipal da Trofa com um “investimento” de mais de 120 mil euros.

Com esta redução, a Câmara Municipal da Trofa continua a defender os interesses de todos os Trofenses e a apostar na melhoria da qualidade de vida no Concelho.

Durante o mandato do atual Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, já foram conseguidas reduções nas tarifas pagas pelos munícipes, em três ocasiões, em 2014, em 2015 e em 2017, ao contrário do que aconteceu no período anterior, 2009-2013, em que as tarifas aumentaram cerca de 30%.

De recordar que o abastecimento de água, no território do atual Concelho da Trofa, foi concessionado à Indáqua, pela então Câmara Municipal de Santo Tirso, pelo período de 35 anos, num contrato que anexa os dois Concelhos, situação que para a Autarquia Trofense, lesa gravemente os interesses dos munícipes da Trofa, pois não têm poder de negociação autónomo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *