Celorico de Basto, Desporto

Celorico de Basto recebeu o IV Campeonato de Boccia Sénior da CIM-TS

_DSC4270

Cerca de 170 atletas participaram ontem, 12 de abril, na IV edição do Campeonato de Boccia Sénior, que teve lugar no Gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto e contou com a participação de todos os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

“É uma honra receber todos estes atletas que praticam uma modalidade que ainda está a dar os primeiros passos em Celorico de Basto mas que, pelos resultados de hoje, dará luta em futuros campeonatos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca reforçou a importância desta modalidade para fomentar o bem-estar físico e psíquico dos idosos. “Esta modalidade é uma excelente forma de melhorar o bem-estar físico e psíquico dos nossos idosos e por consequência a sua qualidade de vida, até porque é uma modalidade que pode ser praticada por todos, com ou sem dificuldades físicas” disse.

O Boccia prima pela inteligência e habilidade dos atletas respeitando as regras inerentes à modalidade.

A competir estiveram equipas de Celorico de Basto, anfitrião, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

No pódio ficou em 1º lugar a equipa de Castelo de Paiva 1, em 2º lugar ficou a equipa de Penafiel 2 e em 3º lugar a equipa de Penafiel 1.

Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, pelo Vereador do Desporto do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, pelo representante da CIM –TS , Paulo Ferreira, pela Vereadora da Ação Social do Município de Penafiel, Daniela Oliveira, pela Vereadora da Ação Social do Município de Resende, Maria José Dias, pelo diretor do gabinete de desporto do Município de Paços de Ferreira, Luís Barros, pelo representante do gabinete de desporto do Município do Marco de Canaveses, Rui Correia, e pelo representante da Fundação Inatel, Emanuel Mota, que ofereceu 5 voucher aos vencedores do campeonato.

Recordar ainda que Celorico de Basto teve 3 equipas a competir após os técnicos terem tido formação no Boccia, em janeiro último, facultada pela Paralisia Cerebral- Associação Nacional de Desporto.

Recordar ainda que este jogo foi introduzido em Portugal em 1983 e apresenta um regulamento próprio orientador para atletas e treinadores. Durante a sessão, os formandos aprenderam como se joga o boccia que tem por objetivo colocar as bolas de cor, seis azuis e 6 vermelhas, o mais perto possível da bola alvo, a bola branca, que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador para dentro do campo. É um jogo que poderá ser individual ou coletivo, jogado num campo delimitado por 12,5m de cumprimento e 6m de largura.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *