Cultura, Destaque, Marinha Grande

Vidro de Murano no Museu do Vidro na Marinha Grande

ArteVetrariaMuranense7

“Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M.”, pertencente à Coleção Lutz H. Holz,  é a exposição que está patente no Museu do Vidro, na Marinha Grande, até 1 de outubro.

A inauguração ocorreu no passado sábado, dia 8 de abril, tendo contado com a presença de representantes de entidades locais, do colecionador alemão, dos seus assistentes e de outros convidados.

 Para a vereadora da Cultura, Cidália Ferreira, receber esta coleção de vidro de Murano “é uma grande honra”. “A parceria com o Museu Tecnológico do Vidro de La Granja, nossa cidade irmã, fez-nos estabelecer esta excelente parceria que tem obtido tão gratos resultados”, acrescenta.
O vidro de Murano chega agora à Marinha Grande por intermédio deste colecionador “que faz renascer em nós, não só a beleza desta arte, mas o orgulho de podermos estar irmanados pelo fogo, brilho, beleza e arte saída das mãos daqueles que nos antecedendo puderam ter os mesmos despertos pela obra em vidro”.
O colecionador Lutz H. Holz esclarece que o tema central da sua coleção “é o vidro de Murano do séc. XX. As peças da A.Ve.M. são uma parte importante e especial da coleção”.
“A A.Ve.M. não era uma empresa ativa no mercado internacional, apesar de as jarras que produziam serem de uma beleza imanente, devido às suas formas e cores e do alcance das inovações ser admirável”, acrescenta.
A exposição apresenta cerca de meia centena de peças que se constituem como alguns dos melhores exemplares em vidro de Murano produzidos pela fábrica A.Ve.M.,   que comprovam a combinação de inovação, design, arte e ciência do vidro.
As peças  pertencem a Lutz H. Holz, que iniciou a sua coleção de vidro de Murano há 12 anos quando comprou as três primeiras jarras.
Fundada em Murano – Veneza no ano de 1932 por Galliano Ferro, Emilio Nason e Antonio-Luigi Ferro, em parceria com os seus dois filhos Ottone e Egidio, a Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M. deu um importante contributo para a introdução do design no fabrico de vidro em Murano, tendo contado com a colaboração de artistas e designers como Vittorio Zecchin, Giulio Radi, Giorgio Ferro e Anzolo Fuga.
A exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M” pode ser visitada no Museu do Vidro, até 1 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *