Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Via Sacra ao vivo levou centenas de fiéis a Celorico de Basto

_DSC3656

A Via Sacra ao vivo, em Celorico de Basto, teve lugar no Parque Urbano do Freixieiro, no dia 9 de abril, em pleno Domingo de Ramos, e contou com a presença de muitos fiéis a participar e assistir a este momento religioso.

“Bem-haja o arciprestado e a Câmara Amiga pela dedicação e empenho na organização desta via Sacra, e bem hajam todos os figurantes que expressam o amor que têm em participar em iniciativas tão importantes como esta. É já uma tradição realizar a via Sacra em Celorico de Basto, um momento de fé que nos comove, que nos faz pensar, que nos faz refletir na vida” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva no final das cerimónias. O autarca aproveitou o momento para desejar uma Santa Páscoa a todos os presentes depois deste tempo de preparação e de reflexão.

A ação foi dirigida pelo arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa estando também presentes outros párocos do arciprestado que quiseram participar nestas cerimónias “tão bonitas”. Os serviços de ação social e Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto trataram de todos os pormenores para que a Via Sacra decorresse em conformidade. “A Via Sacra é uma iniciativa muito específica que exige muito pormenor. Os nossos técnicos articularam para que o percurso retrata-se minimamente o percurso feito por Jesus desde a condenação até ao monte calvário” disse Helena Martinho, coordenadora dos Serviços. “É também importante referir que a maioria dos figurantes que participaram na encenação são idosos que integram o programa Celorico a Mexer que vêm esta ação com muita fé e muita devoção tendo em conta as personagens bíblicas que interpretam” referiu.

De facto, em Celorico de Basto a Via Sacra ao vivo conta sobretudo, na interpretação das personagens, com os idosos e os animadores que integram o programa Celorico a Mexer. O percurso escolhido tem-se mantido igual aos anos transatos, pela beleza e pelas características próprias, o Parque Urbano do Freixieiro.

A Via Sacra integra a Quaresma, Período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã, e que representa o tempo da penitência, de oração e de conversão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *