Cultura, Porto de Mós

Exposição “Faça da leitura uma causa de vida” no Dia Mundial do Livro em Porto de Mós

Dia_Mundial_Livro_Mupi_Pequeno

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal (http://150anosdaabolicaodapenademorteemportugal.dglab.gov.pt/), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida .

Este ano o cartaz, com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio (http://www.cristinasampaio.com/pt/), pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.

Este e outros cartazes de anos anteriores, podem ser vistos numa Exposição patente na Biblioteca Municipal de Porto de Mós, durante todo o mês de Abril.

Esperamos por si!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *