Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Monsaraz é finalista na categoria “Aldeias Monumento” no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

Monsaraz (15)

Monsaraz é uma das sete finalistas na categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. As 49 localidades pré-finalistas do concurso foram anunciadas hoje pela organização numa cerimónia que decorreu na Aldeia da Pena, no concelho de S. Pedro do Sul.

A votação pública para escolher as vencedoras de cada categoria decorre entre 9 de julho e 20 de agosto durante as sete galas que vão ser emitidas aos domingos pela RTP. A gala final realiza-se no dia 3 de setembro.

Monsaraz está integrada na categoria “Aldeias Monumento”, em conjunto com Almeida, Estói, Evoramonte, Idanha-a-Velha, Monsanto e Sortelha. O concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias tem mais seis categorias, cada uma com sete localidades pré-finalistas, nomeadamente “Aldeias Remotas”, “Aldeias Rurais”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Autênticas” e “Aldeias de Mar”.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias apurou inicialmente 332 candidaturas de um total de 446 candidaturas que foram apresentadas.

Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história. Atualmente é a varanda do Grande Lago Alqueva, constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal.

As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *