Educação, Guimarães

Concursos “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” dirigidos a alunos do 1º Ciclo de Guimarães

unnamed

A Associação Quadrilátero Urbano, composta pelos Municípios de Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão, lançou dois concursos que promovem a educação para uma cidadania ativa. Incluídas no projeto +Cidadania, a decorrer nas escolas do 1º ciclo do concelho, as iniciativas “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” constituem agora o novo desafio lançado aos alunos, numa demonstração clara da importância de promover políticas educativas que contribuam ativamente para a construção do perfil dos novos alunos e futuros cidadãos do séc. XXI.

O concurso “Se eu fosse Presidente” é dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de promover, desenvolver ou melhorar algo na comunidade em que estão inseridos, partindo de uma observação atenta e estimuladora de uma participação ativa e interventiva. As propostas devem incidir sobre ações imateriais, não devendo integrar propostas de obra, restauro a edifícios ou construções. Os trabalhos desenvolvidos em cada concelho serão avaliados separadamente, resultando na atribuição de quatro prémios finais, um por concelho.

O concurso “Saber comer é saber viver!” consiste na apresentação de receitas de culinária que revelem hábitos e escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis. Os trabalhos em concurso devem fornecer receitas originais, traduzindo opções alimentares equilibradas, completas e variadas, mas que possam ser introduzidas nas rotinas diárias de alimentação. Os regulamentos de ambos os concursos podem ser consultados no final deste texto.

Recorde-se que o Projeto +Cidadania tem uma intenção clara e objetiva de envolvimento e implicação dos diversos atores da comunidade numa rede social e comunitária em prol do bem comum, tendo sido desenhado sob a temática da Educação para a Cidadania. É dirigido, em especial, para as crianças, numa implicação subsequente do dos diferentes agentes envolvidos na educação, com notado envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *