Palmela, Sociedade

Castelos de Palmela e Lisboa unidos por visita encenada Almenara

Castelo de Palmela - interior

No dia 18 de abril, o Município de Palmela, em parceria com a EGEAC – Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge, promove a iniciativa “Em Família no Museu”, com a realização da visita encenada Almenara.

Esta visita, que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tem início no Castelo de Palmela, às 10h30, seguindo-se almoço piquenique e visita ao Castelo de S. Jorge, em Lisboa, durante a tarde, com regresso a Palmela às 17 horas.

A iniciativa evoca o episódio em que, após a vitória na batalha dos Atoleiros, em 1384, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras – Almenaras – no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, cercado em Lisboa pelos castelhanos, de que a ajuda estava próxima.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado, este ano, sob o tema “Património Cultural e Turismo Sustentável”. A ligação histórica entre os dois monumentos nacionais dá o mote para este projeto de parceria, que contribui para o desenvolvimento cultural e turístico da região, favorecendo o fluxo de visitantes entre as duas margens do Tejo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *