Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Celorico de Basto apresenta a Via-Sacra ao vivo

imagem (3)

Um dos momentos religiosos mais marcantes da vida de Cristo, desde a condenação à morte na cruz e ressurreição, será encenado, este fim-de-semana, dia 9 de abril, pelas 15h00, no Parque Urbano do Freixieiro, em Celorico de Basto, contando com a interpretação de dezenas de figurantes na sua maioria idosos que integram o programa Celorico a Mexer.

A iniciativa decorre de uma parceria entre o Município de Celorico de Basto e o Arciprestado de Celorico de Basto e procura retratar “um dos acontecimentos bíblicos mais simbólicos e mais representativos para os cristãos” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Este é um momento de muita devoção e emoção que nos leva a sentir as dores de Cristo ao longo do seu percurso até ao Monte Calvário. Um percurso incrivelmente encenado pelos nossos idosos que vivenciam cada estação com fé e veneração” concluiu.

Em Celorico de Basto, a Via Sacra ao vivo conta sobretudo, na interpretação das personagens, com os idosos e os animadores que integram o programa Celorico a Mexer.

“Esta iniciativa é um dos momentos mais marcantes para os nossos idosos e para os nossos técnicos. De facto, é uma grande responsabilidade representar as maiores personalidades da religião católica em momentos de profunda dor e devoção, uma tarefa que recriam com todo o empenho e dedicação e que aprimoram diariamente para que a encenação seja perfeita. É verdadeiramente uma ação única pela carga emocional que acarreta” disse Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto.

A Via Sacra integra a Quaresma, Período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã, e que representa o tempo da penitência, de oração e de conversão.

A Via Sacra ao Vivo será dirigida pelo arcipreste de Celorico de Basto, padre Albano Costa, em comunhão com os restantes padres do arciprestado de Celorico de Basto. Como habitualmente, são esperadas centenas de pessoas a assistir a este momento bíblico.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *