Melgaço, Sociedade

Melgaço promove ação de sensibilização para produzir fertilizante natural

NI_Compostagem

A maioria do lixo que se deita fora são resíduos biodegradáveis – restos de comida, resíduos de jardim ou da horta. Em vez de serem enviados para aterros sanitários ou incinerados, estes podem ser reciclados, produzindo um excelente fertilizante natural – o composto – através de um processo de transformação biológica a que se dá o nome de compostagem. Os Melgacenses vão ter a oportunidade de conhecerem todo este processo, numa ação de sensibilização e comunicação sobre a compostagem doméstica que o Município de Melgaço leva a cabo no dia 21 de abril, na Casa da Cultura, pelas 10h00. A participação é gratuita.

A ação, ‘Compostar, outra forma de reciclar’ acontece no âmbito do projeto POSEUR-03-1911_FC-000069 – Promoção da Valorização Orgânica de Resíduos Verdes no Concelho de Melgaço e pretende sensibilizar para a prevenção da produção de lixo, ajudando os participantes a produzirem fertilizante natural, contribuindo assim para um melhor ambiente. Podem participar agregados familiares constituídos, no mínimo, por três pessoas que residam no concelho de Melgaço e possuam habitações com quintal, horta ou jardim. Os participantes receberão um compostor, assim como um guia de compostagem.

As inscrições estão abertas em www.cm-melgaco.pt, até ao dia 19 de abril. O número de inscrições é limitado a 50 participantes.

 

O COMPOSTO

De modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor. Ao fi­m de alguns meses, os resíduos orgânicos dentro do compostor transformam-se em composto – material orgânico estável com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes para hortas, jardins, vasos e sementeiras.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *