Cultura, Vila do Conde

Exibição do documentário “Paula Rego, Histórias & Segredos” em Vila do Conde

Ycapapaulad)10col

Este sábado, às 18h, o Centro de Memória apresenta o documentário “Paula Rego, Histórias & Segredos”, um filme com as histórias que a pintora nunca contou.

Só aos 80 anos é que Paula Rego decidiu que ia falar da sua vida ao filho mais novo, Nick Willing. Willing, 55 anos, trabalhou sem um guião definido, deixando que fosse a vida da mãe a ditar a direção que o documentário tomaria. Para ele era inédito fazer um filme que não partisse de uma ficção saída da sua cabeça.

Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto. Mas, acima de tudo, as suas pinturas são um vislumbre críptico sobre um mundo íntimo de tragédia pessoal, fantasias perversas e verdades constrangedoras.

Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo.

Durante o dia de sábado, serão feitas exibições únicas deste filme em várias cidades do país, num grande evento de homenagem à artista portuguesa estabelecida em Londres.

Fotografia: Ípsilon (Jornal Público) – Nick Willing filma a mãe, Paula Rego, a trabalhar no seu atelier, em Londres.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *