Destaque, Espinho, Sociedade

1ª Mostra Social ‘Retrato Social’ em Espinho

0_sessao_de_abertura_4_

Decorreu nos dias 30 e 31 de março, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, a 1ª Mostra Social – Retrato Social – promovida pelo CLDS 3G “Espinho Vivo” – Eixo 3/Centro Social de Paramos, onde 17 entidades do concelho estiveram presentes para divulgar e partilhar com a comunidade a sua missão no âmbito do trabalho desenvolvido na área do envelhecimento.

Na sessão de abertura marcaram presença os presidentes das entidades anfitriãs, nomeadamente arq. Manuel Costa e Silva, presidente da direção do CSP, Dr. Hélder Rodrigues, presidente da direção da ADCE, Dr Manuel Ruivo, Diretor Distrital da Segurança Social de Aveiro e a Vereadora da Ação Social e Cultura, Drª Leonor Lêdo da Fonseca, bem como vários(as) representantes de entidades concelhias.

A vereadora relembrou que “os direitos da 3ª idade devem ser protegidos por todos nós” e destacou ainda “a necessidade de cuidarmos cada vez mais e melhor dos nossos séniores”. Manuel Ruivo referiu também a pertinência da temática abordada, deixando ainda a referência de que “no futuro receberemos tudo aquilo que demos”, reiterando assim a importância de se “construir” um envelhecimento ativo e digno.

Em seguida realizou-se o fórum “Boas Práticas Institucionais”, moderado pela Drª Manuela Avelar e dinamizado por Horácio Sá, do Fórum de Stª Maria da Feira, Drª Cláudia Esteves do Programa Aconchego, Drª Paula Rocha/Fátima Rocha da Comissão de Idosos de Vale de Cambra e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. João Marrana.

Durante a tarde de quinta feira, decorreram 3 workshops, direcionados aos temas “envelhecimento ativo”, “voluntariado” e “exercício de cidadania pelos séniores”.

Na sexta feira, 31 março, tiveram lugar várias atividades de entrada gratuita para séniores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *