Estremoz, Sociedade

Sessão de Treino em Suporte Básico de Vida em Estremoz

unnamed

Decorreu ontem, dia 29 de março, na Escola Básica Sebastião da Gama, uma Sessão de Treino em Suporte Básico de Vida, para cerca de 60 alunos, do 9.º ano, daquela instituição.

O objetivo desta sessão foi que os jovens saibam agir em casos de Emergência Médica, nomeadamente, saber efetuar corretamente Manobras de Reanimação, assunto que faz parte dos conteúdos escolares destes alunos, motivo pelo qual o Agrupamento de Escolas solicitou apoio ao Gabinete de Proteção Civil.

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade da sobrevivência de vítimas de Paragem Cardiorrespiratória. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de  imediato 112. Iniciando manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento e domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem ser incorporados na vida de cada cidadão.

Os alunos foram organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, seguindo-se a realização de exercícios práticos.

Esta iniciativa foi uma organização do Município de Estremoz, com o apoio do Agrupamentos de Escolas de Estremoz, do Centro Distrital de Operações de Socorro de Évora, dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Corpos de Bombeiros do Distrito de Évora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *