Mação, Sociedade

Mação associa-se ao Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

image005 (7)

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mação associa-se ao Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância que decorrerá durante o mês de Abril de 2017. A CPCJ de Mação, numa parceria com a Câmara Municipal de Mação e o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte irá dinamizar diversas atividades ao longo do mês.

O mês de abril abrirá com uma Exposição de Laços. Será colocado um Laço grande no Largo dos Combatentes enfeitado com pequenos laços azuis de diversos materiais elaborados pelos alunos dos jardins-de-infância e 1.º ciclo e suas famílias.

O 11.º Passeio Pedestre Avós e Netos terá lugar dia 2 de abril, na freguesia de Ortiga. Os participantes receberão, laços azuis. Além do Passeio Avós e Netos, nas sextas-feiras dias 7 e 21 de abril serão distribuídos laços azuis junto da comunidade local.

Serão elaborados Cartazes alusivo ao tema dos Maus-tratos, atividade realizada com uma turma de 9.º ano e posterior Exposição no átrio da Câmara Municipal de Mação.

Será feito um Laço azul humano com os alunos da Escola sede no dia 3 de abril e um outro com os alunos do Jardim de Infância e 1.º ciclo no dia 28 de abril.

Terá ainda lugar na Escola Sede um Jogo de futebol entre GNR e CPCJ com alunos e Professores.

No dia 19 de abril será apresentado e visionado o Filme” Desculpa” aos alunos do 5.º e 6.º ano, no Auditório da Escola Sede.

O QUE É A CAMPANHA DO LAÇO AZUL?

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica, sobre os maus-tratos à sua neta, e a morte do seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Fica o desafio: No mês de abril vamos todos usar um laço azul símbolo de que somos contra os maus tratos nas crianças!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *