Destaque, Economia, S. João da Madeira, Turismo

Turismo Industrial selecionado para o projeto CREATOUR

image021

No passado mês de dezembro o Turismo Industrial candidatou-se ao projeto CREATOUR e foi um dos 5 projetos do Norte selecionados.

A chamada foi dirigida a diversas organizações, da cultura e do turismo, localizadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo, e Algarve, que pretendessem desenvolver e concretizar projetos na área do turismo criativo, em cidades de pequena dimensão e zonas rurais do país e fazer parte do projeto CREATOUR entre 2017 e 2019.

Das 138 candidaturas recebidas foram selecionadas as 5 que mais se destacaram em cada região, de acordo com os seguintes critérios de seleção:

· valor cultural das atividades propostas;
· natureza criativa das atividades propostas;
· capacidade de atração turística;
· impacto dos projetos em termos de desenvolvimento comunitário;
· diversidade e enfoque das propostas;
· e capacidade de comprometimento para trabalhar com a equipa de investigação durante o projeto.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projeto CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. Entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *