Nelas, Sociedade

Vila de Santar em Nelas comemora 89 anos em festa

89º_1

O dia da 89ª celebração da elevação de Santar a Vila foi marcado no início por uma cerimónia oficial na sede da Junta de Freguesia. Presidiram à Cerimónia os membros da União das Freguesias de Santar, Presidente e Vice-Presidente do Município de Nelas e Presidente da Assembleia Municipal, que também contou com a presença de diversos dirigentes associativos e de muitos Santarenses nas restantes actividades que mesmo em dia chuvoso quiseram participar na celebração.

O Presidente da Câmara felicitou Santar por mais este aniversário, considerando-se ele próprio um Santarense pela paixão que tem pela terra. Informou os presentes das obras estruturantes previstas, nomeadamente em matéria ambiental com a construção em breve da Etar de Casal Sancho e da Etar de Santar (bem como de uma nova Etar em Moreira) e a conclusão da Rua da Soma em Santar e a primeira fase da construção da Variante de Nelas a Moreira (obras estas por exclusiva iniciativa sua incluídas nas contrapartidas pela não construção da Barragem de Girabolhos). Outro projeto é o do Santar Garden Village (vila jardim e Vinhateira que conta desde o início com o apoio da autarquia, tendo esta feito diligências institucionais com o Governo, a CCDRC e o Turismo De Portugal, que vieram conhecer “in loco” o projeto. Santar vai ter também em breve um Espaço do Cidadão no edifício sede da Junta de Freguesia que está a ser implementado e as obras a terminar já . Coube à Dra. Sofia Relvas apresentar o projeto CAVES (Centro de Artes do Vinho Espaço de Santar) a ser candidatado até final de Abril ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal e que terá um investimento total de cerca de 800 mil euros. A antiga Begoaria, que foi adquirida há mais de uma década pela Junta, vai servir de base ao projeto, uma infraestrutura cultural com o objetivo de promover um território que há muito o merece, aproveitando a dimensão de vila jardim em que ficará intrinsecamente ligado. Está a ser feito um esforço muito grande nos últimos 3 meses para submissão da candidatura, cujo projeto irá contemplar um auditório amovível para diversos espetáculos e eventos, salas de ensaio, enoteca, loja e gabinetes de trabalho. Será um espaço amplo e orgânico que convidará ao convívio, com uma área envolvente multifuncional, num projeto de inclusão de turismo acessível para todos, acolhendo múltiplas actividades das associações mais representativas da Vila.

Na intervenção do Presidente da Junta, Jorge Abreu, este agradeceu o apoio dado pela autarquia e o interesse dos presentes na vinda à cerimónia, informando que já foi gasto muito dinheiro em maquetes de projetos não concretizados, mas que este projeto CAVES é para avançar e ser transformado numa realidade para esta vila histórica e que tudo fará com a Câmara e o seu Presidente para que este projeto arranque em breve.

O Presidente da Câmara reforçou a importância do projeto CAVES como um fator competitivo para a envolvente económica de Santar, apresentando aos presentes a maquete em primeira mão. Informou também do compromisso da Câmara Municipal em relação à capacidade financeira no próximo mandato de implementar este projeto, salientando que tal venha suceder em caso de não aprovação da candidatura com fundos comunitários.

O restante programa previsto realizou-se com mais populares a juntarem-se às comemorações, numa tarde cultural que contou com as atuações do GDCR “Os Santarenses” e dos Brass Band e que terminou num animado lanche convívio.

Porque Nelas Vive a sua História

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *