Póvoa de Lanhoso, Turismo

Póvoa de Lanhoso apresentou Maria da Fonte na BTL

Povoa de Lanhoso na BTL 2

Foi um sucesso a performance mimética alusiva à Maria da Fonte, que a Póvoa de Lanhoso apresentou na BTL, no dia 18 de março.

Seis mulheres caraterizadas com terracota e auxiliadas por varapaus, rodeiam a Maria da Fonte, alternando quadros cénicos estáticos com dinâmicos, cuja estética teatral evidencia força, determinação, coragem e revolta.

Esta performance foi construída para criar impacto na Feira de Turismo e chamar a atenção de todas as pessoas para a figura da Maria da Fonte, que dá identidade ao município da Póvoa de Lanhoso. O objetivo foi conseguido, porque ninguém ficou indiferente a esta encenação e todos queriam saber mais sobre esta personagem da nossa história.

“Apostamos na presença de eventos como a BTL e que consideramos importantes no âmbito da nossa estratégia de divulgação e de promoção do concelho. Estamos satisfeitos com esta participação e certos de que iremos continuar a recolher frutos, ao nível do turismo e das áreas que lhe estão associadas”, refere o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

Pelo resultado atingido com esta estreia na BTL, perspetiva-se um impacto semelhante noutras feiras e eventos turísticos promocionais do nosso município.

Há que fazer jus ao poeta e potenciar o valor patrimonial das 7 mulheres do Minho que já têm, na história desta belíssima terra, uma página doirada.

De lembrar que no âmbito da estratégia do Consórcio Minho-In, de que faz parte a CIM do Ave, numa parceria concertada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a Póvoa de Lanhoso apresentou-se na BTL como a Terra da Maria da Fonte. No final da performance teatral, as protagonistas ofereceram ao público presente as Rochas do Pilar escolhidas, desta vez, para representar a doçaria local, acompanhadas da divulgação dos fins-de-semana gastronómicos, em que as mesmas se encontram associadas ao Cabrito à S. José.

Dentro da parceria Minho-In / TPNP, é já desde 2010 que o Município, em parceria com a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso, tem concretizado ações de promoção do concelho neste certame. Filigrana, Património, Identidade e Gastronomia têm sido os argumentos utilizados para atrair os públicos que ali afluem.

O Consórcio Minho IN – que integra as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave (de que faz parte a Póvoa de Lanhoso), associando os 24 municípios do Minho – esteve presente de 15 a 19 de março na BTL 2017 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa, contando para o efeito com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

No âmbito da sua participação no mais importante certame turístico a nível nacional, o Minho IN dinamizou o seu espaço, através de um vasto programa de animação promovido em parceria com os 24 municípios do Minho, que integrou, no dia 18 de março, a representação teatral “Póvoa de Lanhoso – 7 Mulheres do Minho”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *