Economia, Nelas, Sociedade

Nelas reforça sinergias de emprego, sociedade e família

capa (2)

Tendo presente a continuação de um conjunto de iniciativas que colocam no centro da actividade autárquica o desenvolvimento económico, a manutenção e criação de emprego, Presidente e Vice Presidente da Câmara de Nelas, acompanhados dos técnicos dos serviços municipais de emprego, de acção social e de apoio ao SIG (sistema de informação geográfico) visitaram e reuniram com os empresários responsáveis da ColdKit Ibérica _ Grupo Purever (painéis e portas isotérmicos) Zona Industrial 1 de Nelas  e  BATISTA, LOUREIRO E AUGUSTO (distribuição de combustíveis) Zona Industrial do Chão do Pisco, empresas estas com grandes investimentos de expansão em curso e que empregam 130 e 4 trabalhadores, respectivamente.

As visitas de estão integradas num conjunto de iniciativas diversificadas que ao longo dos próximos 2 meses acontecem no Município de Nelas e que reforçam as prioridades do Emprego, Sociedade e Família. Desde já se destaca a dinâmica permanente da UNIDADE EMPREENDE do Município de Nelas com quatro acções de formação profissional para activos “Planeamento e Actividades Promocionais de Marketing e Vendas para Exposições e Feiras”; “Atendimento – Técnicas de Comunicação”; “Higiene e Segurança Alimentar na Restauração”; “A Família como Realidade Cultural”. Vão também decorrer sessões de informação específicas sobre Fundos Comunitários, Apoios, Incentivos para “Artesãos e Produtos Regionais”; “Jovens Agricultores”; “Desempregados, Medidas Activas de Emprego”; “Si2E _ Sistemas de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego”. Mantendo o compromisso anual, realizar-se-á no próximo dia 4 de Maio o 4º Seminário de Empreendedorismo dedicado ao tema “Desenvolvimento Sustentável e Coesão Territorial”.

Para a sociedade e, em particular, as famílias que trabalham, residem e estudam no Município de Nelas, será realizada a segunda edição do Festival Literário ELOS de Leitura de 20 a 27 de Abril, acompanhando a continuidade do Ciclo de Conferências “Nelas por Vocação” em Março (dia 30) com a escritora Inês Pedrosa e em Abril (dia 27) com o ilustre fadista Carlos do Carmo. As audições de páscoa dos alunos do 1º ciclo dos agrupamentos de escolas de Nelas e de Canas de Senhorim vão reunir filhos, pais, avós e famílias em duas grandes noites (29 Março, Canas de Senhorim; 31 Março, Nelas) com a coordenação do Conservatório de Música e Artes do Dão, Santa Comba Dão e os Serviços Educativos da CMN.

O Dia da Família comemora-se a 15 de Maio numa iniciativa conjunta entre a Universidade Senior de Nelas, comércio local, Acção Social e Serviços Educativos. Serão desenvolvidas acções, em todas as freguesias, promotoras do Banco Local de Voluntariado e de uma grande recolha de bens para a Loja Solidária do Concelho de Nelas, cujo regulamento foi aprovado em Diário da República do passado dia 17 de Março. Mais um ano em que as Famílias podem contar com um programa de actividades divertido _ Férias em Acção _ na interrupção lectiva da Páscoa que os serviços do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família estão a organizar para as crianças inscritas, num Concelho onde se assiste, felizmente, a um número crescente de bebés, atestado também pela atribuição, por parte da Câmara Municipal, de mais de 20 processos de Incentivo à Natalidade no valor de 1.000€ cada um.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *