Palmela, Sociedade

Município de Palmela formalizou parceria com Universidade Católica

CESOP

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, participou na apresentação pública do projeto CESOP – Local, que decorreu em Lisboa, a 21 de março, tendo recebido a respetiva Carta de Princípios. Este projeto é dinamizado pela Universidade Católica Portuguesa, que convidou a Câmara Municipal de Palmela a participar, no âmbito de um grupo de trabalho piloto com autarquias de vários pontos do país, criado para suporte e experimentação.

Pretende-se a cooperação entre os municípios e o CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião na criação de um observatório do conhecimento, envolvimento e participação das cidadãs e cidadãos na aplicação das medidas de Sustentabilidade (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030) nos diferentes territórios, pelos governos locais. Com a duração previsível de quatro anos, o projeto inclui a criação de índices de sustentabilidade, monitorização, aferição e aperfeiçoamento na sua concretização, sendo os resultados disponibilizados de forma sistemática e transparente em plataforma digital.

A aposta no desenvolvimento sustentável como paradigma orientador para a condução das transformações económicas, culturais, políticas e ambientais decorrentes dos processos de globalização, a criação de uma cultura de cidadania, participação ativa e responsabilidade partilhada e a valorização dos recursos endógenos são algumas das linhas orientadoras constantes da Carta de Princípios.

 

Mais informação sobre o projeto em

http://www2.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_ctr.asp?sspageID=3679&lang=1

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *