Mangualde, Sociedade

Mangualde luta pela inclusão das pessoas com deficiência

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com o objetivo de contribuir para a implementação do Movimento Pais em Rede, no concelho de Mangualde, a Câmara Municipal de Mangualde assinou um protocolo de cooperação com esta instituição. A cerimónia de assinatura do referido protocolo decorreu no dia 18 de março e contou com a presença do edil mangualdense, João Azevedo, e da Presidente da Associação Pais em Rede, Luísa Beltrão.

O Núcleo de Mangualde será o 15º da associação e estará em funcionamento numa uma sala do Edifício do “Ex-Colégio”, cedida pela autarquia. A Câmara Municipal prestará ainda apoio através da cedência de mobiliário para a sede, do apoio logístico, da divulgação/promoção e do apoio técnico, nomeadamente, através dos Serviços de Ação Social. Em conformidade com a Convenção da ONU, ratificada pelo Estado Português em 2008, o novo modelo de inclusão social relativo às pessoas com deficiência implica o envolvimento ativo das forças vivas das comunidades, com especial incidência para as autarquias, cuja proximidade aos munícipes assim o sugere.

 

MOVIMENTO NACIONAL PAIS EM REDE CENTRA-SE NA CIDADANIA ATIVA

O Movimento Nacional Pais em Rede, tem o estatuto de “Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência” (ONGPD) e é constituído por uma rede de núcleos e tem como objetivo promover a inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias, centrando-se na Cidadania Ativa. O projeto nasceu a 5 de novembro de 2008, a partir de um grupo de mães que queriam mudar a sociedade pela inclusão dos seus filhos com deficiência. Aprovado o projeto na primeira assembleia geral em Lisboa, em 14 de maio de 2009, a Associação começa a funcionar com base na Direção Nacional e a descentralizar-se em diferentes núcleos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *