Penafiel, Sociedade

Aldeia de Quintandona, em Penafiel, é candidata às 7 Maravilhas de Portugal

Aldeia_Preservada_De_Quintandona_Lagares

A aldeia rural preservada de Quintandona, situada na freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, é candidata às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, nas categorias de Aldeia Rural e Aldeia Autêntica.

Marcada por construções em pedra de lousa e xisto, Quintandona é uma aldeia típica com uma paisagem agrícola e florestal e com grandes potencialidades de desenvolvimento turístico.

Na aldeia de Quintandona, a Casa do Xiné – Centro Cultural é palco de inúmeras atividades culturais, com destaque para a música e teatro. Todos os anos, acolhe ainda, no terceiro fim de semana de setembro, a Festa do Caldo. Esta festividade típica que, recebe milhares de visitantes, recria e aviva as tradições da comunidade local. Na Festa do Caldo, podem ser degustados os caldos tradicionais da aldeia.

Um conjunto de especialistas, que integram as 7 Maravilhas, iniciam hoje a escolha de 49 aldeias pré-finalistas, entre 332 candidatas do qual pertence também a Aldeia de Quintandona. Os resultados do júri são divulgados no dia 7 de abril.

Com o concurso a 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, todas as aldeias candidatas passam a integrar uma nova rota turística de promoção de Portugal. Recorde-se que Quintandona já integra a rede de Aldeias de Portugal.

As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias estão organizadas em 7 categorias como Aldeias – Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; Aldeias em Áreas Protegidas. As 7 vencedoras serão escolhidas pelo maior número de votos, uma por categoria. Contudo, não podem ser eleitas mais do que 3 aldeias por região.

Entre 3 de julho e 20 de agosto decorrem as votações, apenas por chamada telefónica, para a escolha das 14 aldeias finalistas. Contudo, cada categoria está a votação apenas uma semana, sendo apurado todos os domingos, nas Galas da RTP, as duas aldeias finalistas de cada categoria.

A partir de 20 de agosto segue-se a votação das 14 aldeias finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias é anunciada a 3 de setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *