Palmela, Sociedade

Município de Palmela comemora Dia Mundial da Floresta 2017

arvorethumb_1_1280_720

O Município de Palmela comemora o Dia Mundial da Floresta, assinalado a 21 de março, com um conjunto de iniciativas destinadas a diferentes públicos, que decorrerão a partir de dia 18, prolongando-se até abril.

Do programa comemorativo destaca-se, no âmbito do Projeto das Hortas Comunitárias, a realização, no dia 18, da segunda visita de acompanhamento à Horta Comunitária de Palmela, com o formador e as/os hortelãs/os, para esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências, e a visita à Horta Comunitária de Pinhal Novo, para assinatura/renovação dos acordos de utilização das parcelas e realização de balanço. Este projeto será apresentado nos CRJ – Centros de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, Palmela e Quinta do Anjo, entre 20 e 22 de março, no âmbito da programação do “Março a Partir”.

No dia 21, às 9h00, a Câmara vai proceder à plantação de 40 árvores (freixos e faias), na Avenida dos Ferroviários, Urbanização Val´Flores, em Pinhal Novo, com o apoio da Visteon, ao abrigo do Programa Mecenas de Palmela, e dia 23, à plantação de quatro macieiras de Maçã Riscadinha, na EB + EB 2,3 José Saramago, em Poceirão.

O programa comemorativo integra, ainda, a Caminhada Desportiva “Dia Mundial da Floresta”, no dia 26 de março, na Serra de S. Luís, Parque Natural da Arrábida, e a 7.ª edição da Semana da Primavera Biológica, entre 20 e 26 de março, iniciativa promovida pelo movimento Plantar Portugal, à qual o Município se associa, apoiando e incentivando a Agricultura Biológica e a Produção Biológica Nacional.

A Floresta constitui um fator de suporte da biodiversidade e da sustentabilidade, pela sua capacidade de sequestro de carbono, pelo importante papel na regulação do ciclo da água e como fonte de riqueza e de bem-estar. O concelho de Palmela tem cerca de 101 quilómetros quadrados de espaços florestais, próximo de um quarto do território.

Pela importância que a Floresta assume nas nossas vidas, a Câmara Municipal de Palmela convida todas/os as/os interessadas/os a participarem nas comemorações, dinamizando e enriquecendo o conjunto das atividades previstas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *