Cultura, Póvoa de Lanhoso

“Os Marias”, grupo de bombos da Póvoa de Lanhoso, completaram o segundo aniversário

Aniversario Os Marias

O grupo de bombos “Os Marias” encontra-se a celebrar dois anos de existência. Foi no ano de 2014 que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Cultura, decidiu apostar na percussão tradicional portuguesa, de modo a continuar a promover as nossas tradições.

“O Município orgulha-se por o grupo de percussão Os Marias completar o segundo aniversário. Passo a passo, o grupo foi evoluindo até ao estado atual, sendo um conjunto heterogéneo. O percurso, até este momento, foi árduo, mas o resultado é extremamente positivo”, salienta o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo arrecadou no ano passado o prémio de “Melhor Grupo” no 1º Encontro de Bombos 460 Vimieiro e foi ainda considerado o “Grupo mais grupo” pela coesão e espírito de equipa demonstrados. Este ano, o grupo irá organizar o 1º Encontro de Percussão “Maria da Fonte”, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.

Depois de terem participado no Cortejo Histórico e Etnográfico de S. Joseé, preparam a próxima atuação, já no dia 18 de março, na Arruada de Bombos, que começa pelas 21h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila Povoense, no âmbito das Festas de S. José.

Em novembro de 2014, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Sond’Art, iniciou um percurso de formação nesta área. Começar algo novo nem sempre é fácil e o início fez-se com apenas cinco elementos. Mas logo o grupo começou a compor-se e fez a sua estreia pública no carnaval de 2015 e atuou, por exemplo, nas comemorações do Dia do Concelho, a 25 de setembro de 2015. Hoje, passados pouco mais de dois anos da sua constituição, conta com 25 elementos, dos 9 aos 70 anos, sempre prontos para levar ritmo, cor e alegria por onde passam.

Os ensaios são todas as quartas-feiras, entre as 19h00 e as 21h00, nas instalações da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, na Vila da Póvoa de Lanhoso. A Coordenadora é a diretora artística do Theatro Club, Maíra Ribeiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *