Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal e Santa Casa da Póvoa de Lanhoso trabalham Igualdade de Género no pré-escolar

Igualdade de Genero no pre escolar 4

No decorrer do projeto inovador e pioneiro que a Autarquia da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (SCMPL) estão a desenvolver, crianças do Jardim de Infância S. Gonçalo visitaram distintos contextos de trabalho, sendo o objetivo desconstruir pré-conceitos que, ao longo do projeto “Cidadania, Igualdade e Direitos Humanos”, foram revelando.

O projeto desenvolve-se no quadro do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género da Autarquia Povoense. Após três sessões em contexto de sala, nas quais foram debatidas as questões de género na vertente das atividades realizadas em contexto doméstico assim como das profissões, foi possível apurar que as crianças têm em si incorporados estereótipos de género, atribuindo tarefas domésticas e atividades profissionais exclusivamente a determinado género – feminino ou masculino.

Para tentar desconstruir estas ideias preconcebidas e fomentar a igualdade de participação e partilha de tarefas, na manhã da passada sexta-feira, dia 10 de março, realizou-se uma visita a uma lavandaria – as crianças consideravam que engomar e tratar da roupa eram tarefas desempenhadas por mulheres; a um alfaiate – do diagnóstico resultou que as crianças consideravam que quem costura ou cose roupa são mulheres; e à Guarda Nacional Republicana – as crianças associavam a força de autoridade a homens.

As crianças vibraram nas três visitas realizadas, tendo demonstrando atenção e curiosidade, colocando questões às pessoas com quem foram interagindo.

Não foi possível, de forma empírica, demonstrar que mulheres também podem desempenhar atividades ligadas à construção civil, tendo sido esta também uma atividade à qual as crianças ligaram aos homens.

Este é um projeto que a Autarquia, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo SIGO, desejava desenvolver há algum tempo, de modo a alargar a intervenção aos mais novos, já que estas ações têm vindo, desde 2010, a ser destinadas a crianças a partir dos 6 anos e jovens em idade de ensino superior. Contudo, apenas este ano, com a recetividade da SCMPL e em parceria, foi possível efetivar, estando a dar os primeiros passos, a ser testado e permanentemente aperfeiçoado às crianças envolvidas, visto tratar-se de um projeto pioneiro no nosso país.

Até ao final do ano letivo este projeto continuará a ser desenvolvido com a sala dos 5 anos do Jardim de Infância de S. Gonçalo da SCMPL, sendo abordados outros subtemas conexos à “Cidadania, Igualdade e Direitos Humanos”, enquanto áreas trabalhadas pelo SIGO, resposta integrada nos Serviços de Ação Social e Saúde Pública do Município da Póvoa de Lanhoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *