Cultura, Évora

Câmara de Évora promove o Colóquio 150 Anos de Eça na cidade

Anexo_eca150_digital

Em conjunto com várias entidades locais e nacionais e com um grupo de cidadãos eborenses, a Câmara Municipal de Évora promove o Colóquio 150 Anos de Eça em Évora, na próxima sexta-feira, 17 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

De entrada livre, e aberto a toda a população, o evento inicia-se às 09h30 e termina pouco antes das 18h30, hora em que na Biblioteca Pública de Évora se inaugura a exposição, também com o mesmo nome, 150 Anos de Eça em Évora.

A data desta iniciativa evoca o dia 17 de Março de 1867 em que, o então jovem jornalista publicava no jornal o Distrito de Évora (de que era diretor e redator) o conhecido Manifesto do Distrito de Évora – documento de protesto contra medidas do governo central.

As comunicações apresentadas no colóquio estão a cargo de oradores da Universidade de Coimbra; da Universidade de Évora; da REBV; da Fundação Eça de Queirós; da Fundação Eugénio de Almeida; do Grupo Pró-Évora e de outros investigadores.

O colóquio 150 Anos de Eça em Évora faz parte de uma série mais vasta de comemorações, que tendo começado em Janeiro de 2017, se estende ao longo do ano, e através da qual a Câmara Municipal de Évora, juntamente com as restantes entidades e cidadãos envolvidos, pretendem evocar a presença do escritor na cidade, no século XIX, de modo a dar a conhecer a sua faceta jornalística e política e a revelar alguns dos principais acontecimentos desta época da cidade, e do país, geralmente designada como “período regenerador”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *