Destaque, Mação, Sociedade, Turismo

Aldeia do Pereiro de Mação é candidat às 7 Maravilhas de Portugal

image006 (7)

A pedido da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação divulgamos a informação sobre a candidatura de Pereiro de Mação às 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de “aldeias rurais”.

«A aldeia do Pereiro de Mação, no concelho de Mação, é candidata às “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias de Portugal”. A Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação apresentou, no dia 16 de fevereiro, a candidatura desta aldeia ao concurso nacional que vai eleger as aldeias mais bonitas do país, na categoria de “aldeias rurais”.

Situada entre montes e vales, na Beira Baixa, com um misto de casas antigas e modernas, a sua beleza natural é caracterizada pela sua linda paisagem rural. Os seus pouco mais de cem moradores e os que residem fora, dedicam-se essencialmente à agricultura e silvicultura. A produção de azeite não é muito grande, mas atinge uma qualidade invejada em todo o lado.

A cultura da vinha também não é descurada. Em muitas adegas os seus proprietários fazem questão de continuar a fazer o vinho em talhas de barro, sendo muito cobiçado e recentemente tem ganho novos apreciadores.

Depois dos grandes fogos que afligiram os pinhais da aldeia, aproxima-se o momento dos mesmos estarem em condições de ser vendidos ou cedidos para a exploração da resina.

Sobranceira a toda a povoação, temos a igreja com a sua torre e o relógio que faz questão de recordar as horas do dia e da noite aos mais distraídos. Recentemente, a capela foi alvo de obras de conservação e nela é venerada a padroeira desta aldeia a Nossa Senhora da Saúde.

A festa anual da aldeia do Pereiro de Mação acontece anualmente no fim-de-semana do último domingo de Agosto. Este evento representa muito para as gentes desta aldeia porque faz regressar os familiares residentes fora e o convívio entre a população é muito apreciado.

Referência muito especial para o facto de as suas gentes dedicarem parte do seu tempo livre, ao longo do ano, a fazer milhares e milhares de flores de plástico. Com elas ornamentam as vinte ruas e largos da aldeia, na semana que antecede o último domingo de Agosto de cada ano, deixando-os autênticos jardins floridos, suspensos nos céus desta terra. Milhares e milhares de visitantes aqui se deslocam para apreciar o trabalho aturado destas gentes. Recorde-se que em 10 de maio de 2013, o governo português reconheceu o trabalho desenvolvido na ornamentação das ruas e largos desta aldeia e aprovou a concessão da marca registada “PEREIRO DE MAÇÃO-CAPITAL DAS RUAS ENFEITADAS”.

As 49 aldeias pré-finalistas nas diversas categorias são reveladas a 7 de abril e as votações arrancam a 1 de julho, com as galas a serem transmitidas pela RTP aos domingos. A primeira gala acontece a 9 de julho, ainda em local a definir, e até 20 de agosto serão conhecidos os 14 finalistas. A gala final decorre a 3 de setembro. As candidaturas podem ser feitas através do site www.7maravilhas.pt ».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *