Cultura, Évora

“Voar na Asa dos Livros” incentiva à leitura nos Canaviais e Bairro da Câmara de Évora

????????????????????????????????????

No contexto do Projeto Municipal de Promoção da Leitura “Voar na Asa dos Livros”, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, entregou hoje (7 de Março) setenta “Sacos com Histórias Dentro” ao Jardim de Infância dos Canaviais. Ainda durante a manhã, esteve também na Escola do Bairro da Câmara onde entregou um Kit de Poesia “Descobrir a Poesia, Sentir as Palavras” para ser trabalhado em sala de aula pelos alunos do 1º ano.

Na EB1/JI de Canaviais, a Vice-Presidente distribuiu os sacos com livros e assinou simbolicamente alguns contratos de “Ler, Ouvir e Divertir” com crianças e docentes, numa cerimónia onde estiveram também presentes representantes de pais.

Esta ação teve como objetivo reforçar os hábitos de leitura das crianças, incentivar a leitura em contexto familiar e facilitar o acesso das famílias ao livro infantil.

No contexto do mesmo projeto a Vice-Presidente entregou ainda um Kit de Poesia – concebido pelo serviço de Educação camarário – na EB1 Câmara. Este kit tem um poema de um autor nacional e algumas sugestões de exploração e de atividades a desenvolver em contexto de sala. A ação visa sensibilizar docentes e alunos para o género literário da poesia, possibilitando a leitura através de estratégias lúdicas.

Recorde-se que o projecto “Voar na Asa dos Livros” visa fomentar hábitos de leitura, contribuindo para a difusão do livro e do conhecimento, procurando promover a qualidade da aprendizagem para todos.

“Esta é uma entrega de sacos com livros para que estes meninos possam ir para casa e aí fazer as suas leituras com os pais, com os avós, com os irmãos mais velhos, por isso esta extensão da escola até à família é extremamente importante”, sublinhou a Vice-Presidente Élia Mira.

“Criar bons hábitos de leitura não basta só na escola, é necessário também que a família reforce estes comportamentos para que possam formar-se leitores logo desde pequeninos. Sabemos que quando eles ganham o gosto pela leitura, a leitura é ganha para o resto da vida e este é o nosso trabalho, sobretudo ser facilitadores no processo de formar leitores”, acrescentou ainda a autarca.

“Há uma preocupação da escola que os meninos desde cedo comecem a ter hábitos de leitura e levá-los também para a família”, explicou a Coordenadora da escola, Arminda Escária, frisando o facto de esta ser uma escola integrada, em que o jardim de infância está junto com a escola do primeiro ciclo, sendo que “este contacto com a leitura é uma propedêutica para a aprendizagem na leitura e na escrita”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *